MLB/RN arrecada recursos para ir ao congresso nacional da entidade
Natal, RN 26 de mai 2024

MLB/RN arrecada recursos para ir ao congresso nacional da entidade

22 de abril de 2024
4min
MLB/RN arrecada recursos para ir ao congresso nacional da entidade
Imagem: Reprodução/MLB-RN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) no Rio Grande do Norte está arrecadando recursos para comparecer ao congresso nacional da entidade, que acontece dos dias 10 a 13 de abril de 2025. Para aquelas pessoas interessadas em contribuir, o MLB está fazendo uma rifa: cada número custa R$ 10,00 e o sorteio de um PIX no valor de R$ 300,00 será nessa quinta-feira (25).

Além disso, quem quiser contribuir pode doar qualquer valor na chave PIX (84) 98762-8565. O número é de Bianca Soares, coordenadora estadual do MLB, e por meio dele também podem ser adquiridos os números para a rifa.

De acordo com Soares, esse é o sexto congresso nacional do MLB, e além das propostas já conhecidas do Movimento, como a reforma urbana e o socialismo, o encontro que acontece no próximo ano vai debater também questões como saúde, educação popular, a construção da coordenação nacional da entidade e ainda o programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, que contemplou o MLB nacionalmente, inclusive no RN. “Queremos levar a experiência do Rio Grande do Norte para esse encontro nacional e também trazer o acúmulo dos outros estados para cá, para podermos crescer ainda mais nessa luta. Não só pela moradia digna, mas também por outras pautas”, ressalta.

Nas áreas da saúde e educação, ela destaca as ações que o MLB vem realizando nacionalmente. “Fizemos recentemente o primeiro encontro nacional sobre saúde, para debater o acesso à saúde e inclusive a preservação do SUS. E na questão da educação popular, construímos nas nossas ocupações a escola nacional Eliana Silva, que tem a pauta da formação popular. Com a proposta de que o pessoal possa debater política nas ocupações, na periferia. Além de poder alfabetizar jovens e adultos”, explica a coordenadora.

Outra questão que ela aponta no âmbito da educação promovida pelo MLB é a das creches populares, que tem como proposta contribuir no processo de emancipação das mulheres. “A gente sabe que a maior carga das atividades ficam para as mulheres, como a criação dos filhos”, afirma Soares.

“E nas nossas ocupações, quase 90% das famílias têm mulheres como chefes. E a creche tem o olhar popular de dar uma visão mais humana para as crianças. Hoje, existem poucas vagas nas creches no país, o que impossibilita a mulher de trabalhar, estudar ou se dedicar a outras coisas. E além disso, também temos um olhar mais acadêmico, que defende que a educação que a gente tem hoje é importante, mas que é desigual.”, defende.

Famílias do MLB potiguar foram contempladas com Minha Casa, Minha Vida

O MLB no Rio Grande do Norte comemorou, no último dia 10 de abril, a aprovação do projeto que permite construir o residencial Quilombo dos Palmares, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal. O projeto faz parte daqueles que foram contemplados com o Minha Casa, Minha Vida - Entidades pelo governo Lula, que concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de unidades habitacionais destinadas a famílias residentes em áreas urbanas.

O MLB divulgou que, ao todo, o movimento conquistou 919 moradias no país, por meio de seis empreendimentos frutos do Minha Casa, Minha Vida - Entidades.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.