Parte da estrutura de açude desmorona em Venha-Ver (RN); veja vídeo
Natal, RN 21 de mai 2024

Parte da estrutura de açude desmorona em Venha-Ver (RN); veja vídeo

13 de abril de 2024
3min
Parte da estrutura de açude desmorona em Venha-Ver (RN); veja vídeo
Ninguém se feriu. Imagem: Reprodução/Redes Sociais.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma parte da estrutura do açude municipal de Venha-Ver (RN), a cerca de 452 quilômetros de Natal, rompeu na manhã desta sexta-feira (12), devido às fortes chuvas da quinta (11). Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento exato em que o sangrador rompeu. Ninguém ficou ferido.

O açude de Venha-Ver é capaz de comportar 792 mil metros cúbicos de água. De acordo com a prefeitura, o rompimento aconteceu devido às fortes chuvas que têm acontecido na região. “Esclarecemos que a prefeitura municipal está tomando todas as providências para que o problema seja solucionado o mais rápido possível”, afirmou a prefeitura nas redes. Segundo a Defesa Civil do RN, equipamentos acionados abriram vertedouro auxiliar para rebaixar o nível do reservatório, com o objetivo de evitar maior erosão sobre a estrutura.

O prefeito do município, Cleiton Jácome, junto à Defesa Civil municipal, participou na noite desta sexta (12) de uma reunião com a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Instituto de Gestão das Águas do estado do RN (Igarn) para debater sobre o rompimento do sangradouro e discutir as atitudes que serão tomadas. “Estamos reunidos em equipe em prol de uma solução para o que aconteceu no nosso município”, afirmou Jácome.

Segundo o prefeito, caso a parede do açude não consiga mais reter a água e venha a “estourar”,  o grande volume de água correria em direção a comunidades da zona rural do município e também de outras cidades da região, como Coronel João Pessoa, em especial a Vila Caldeirão, que fica em uma região abaixo do açude.

A Agência Saiba Mais entrou em contato com o Igarn para saber se existe um relatório oficial que detalhe as condições de segurança nos reservatórios de água do RN para esse período de chuvas. No entanto, o instituto informou que esses estudos ainda estão sendo realizados e podem ser divulgados em breve.

Confira vídeo do momento em que estrutura rompeu

RN tem uma média acumulada de 70% da capacidade dos principais reservatórios

O Rio Grande do Norte possui atualmente uma média acumulada de aproximadamente 70% entre os principais reservatórios do estado, com cerca de 3,9 milhões de metros cúbicos de água, como mostra a última atualização realizada pelo Sistema de Acompanhamento dos Reservatórios (SAR) e divulgado pelo Igarn.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui uma capacidade hídrica 4,4 bilhões de metros cúbicos, com forte influência do reservatório Armando Ribeiro, que sozinho consegue armazenar quase 2,4 bilhões. Em última atualização do SAR, a barragem estava com 73% da capacidade.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.