Potiguar Matheus Jhones, de 10 anos, vence etapa de surf no Equador
Natal, RN 23 de mai 2024

Potiguar Matheus Jhones, de 10 anos, vence etapa de surf no Equador

9 de abril de 2024
3min
Potiguar Matheus Jhones, de 10 anos, vence etapa de surf no Equador
Matheus Jhones surfa desde os dois anos de idade. Imagem: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O potiguar e surfista Matheus Jhones, de apenas 10 anos, foi campeão na quinta etapa do Circuito Latino-americano de Surf para Divisões Juvenis 2024 com a Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour, nas categorias sub 12 e Sub 14. O torneio aconteceu na praia La F.A.E, em Salinas, no Equador, neste último final de semana. Anteriormente, Matheus também venceu as etapas três e quatro do circuito, que aconteceram no Peru, em fevereiro deste ano.

Matheus surfa desde os 2 anos de idade, e participa de competições desde os cinco. Ele é filho do surfista profissional Alan Jhones, o primeiro potiguar de Baía Formosa (RN) a se destacar nacionalmente no surfe, bem antes do campeão olímpico Italo Ferreira. Atualmente, Matheus vive em Guarujá, São Paulo.

O Olas Pro Tour 2024 reúne alguns dos melhores surfistas menores de 18 anos no Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Peru, Nicarágua e Colômbia, e tem sido um teste de habilidade para os participantes que buscam pontos para se qualificarem para o encontro da World Surf Cities Network, em Portugal.

Os atletas buscam se qualificar para competir em Portugal. Imagem: cedida.

Na quinta etapa, que aconteceu este final de semana no Equador, cerca de 100 surfistas de diversos países sul-americanos marcaram presença, sendo nove deles brasileiros. Além de Matheus Jhones, estavam representando o Brasil surfistas como Nicolás Oliveira, Bernardo Pires, Nathan Hereda, Cauã Diniz, Kauã Carvalho e Guilherme Goulart.

O idealizador do Semillero Olas Pro Tour 2024, Roberto Muelas, ressaltou que o objetivo do circuito é promover intercâmbio cultural e esportivo entre os participantes, oferecendo viagens internacionais como incentivo adicional para os atletas. A sexta fase também ocorre no Equador, na mesma praia, nos dias 13 e 14 de abril, neste final de semana.

Ao todo, o circuito sul-americano tem sete etapas, e apenas os vencedores irão para o encontro em Portugal. No próximo sábado (13), Matheus Jhones participa da sexta etapa da competição. Atualmente, ele está em segundo lugar na categoria sub 14. Thaysa Barros, mãe do surfista, afirma que o filho “quer muito voltar ao Brasil com a liderança no ranking”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.