Livro desmistifica estereótipos sobre as pessoas com deficiência
Natal, RN 22 de mai 2024

Livro desmistifica estereótipos sobre as pessoas com deficiência

4 de maio de 2024
3min
Livro desmistifica estereótipos sobre as pessoas com deficiência
Livro mostra a história de 4 personagens com diferentes deficiências |Foto: Marco Brozzo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O jornalista, escritor e influencer potiguar, Fernando Campos, lançou o livro infantil "O Tesouro das Diferenças" que conta a história de quatro personagens com diferentes deficiências. Com prefácio da cantora Ivete Sangalo, a obra foi publicada pela Editora Letramento e teve eventos de estreia em Natal e São Paulo, durante o mês de abril.

O objetivo da obra é desmistificar alguns dos estereótipos e mitos sobre as pessoas com deficiência, segundo o autor.

Fernando Campos já tinha escrito "Enxergando Além do Atlântico”, e esta segunda obra tem o objetivo de desmistificar alguns estereótipos e mitos sobre as pessoas com deficiência. A obra "O Tesouro das Diferenças" pode ser adquirida no site da Editora Letramento.

Nas redes sociais, o influencer contou que escrever este livro foi a realização de um sonho. “Eu acredito que a ideia de diversidade, respeito e igualdade deve ser levada aos pequenos o quanto antes. E esse é o propósito que esse projeto tem: conversar com as crianças.”, escreveu o jornalista. Além disso, segundo ele, a obra nasceu quando ele estava deitado em uma rede contando histórias ao seu sobrinho, Vinicius. “‘O Tesouro das Diferenças’ é um livro mágico”, contou.

Influencer acumula mais de 500 mil seguidores nas redes sociais e fala de lutas anticapacitistas

O jornalista possui mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, onde também atua com discursos sobre inclusão e diversidade. Nas suas redes, Campos mostra sua rotina, limitações e como combater preconceitos que ele mesmo já experienciou. 

Com vídeos no Instagram que acumulam mais de 6 milhões de visualizações, o influencer mostra assuntos que falam da sua vivência como uma pessoa cega, como vídeos que ensinam a guiar pessoas cegas, como usar whatsapp e quais os desafios que a comunidade enfrenta. Os vídeos de humor também são recorrentes em seu perfil. 

Vale lembrar, que, em 2023, o jornalista esteve no programa Teleton, do SBT. Ao lado de outro potiguar, o Ivan Baron. 

Na infância, Fernando Campos teve retinoblastoma, um tipo de câncer ocular, que acabou o deixando sem a visão. A história do comunicador foi a motivação para a criação da Casa Durval Paiva em Natal. Em 1994, ainda quando buscavam tratamento, a família viajou para a Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. Foi o “start” que sentiram para criar um local de apoio na capital potiguar.

O espaço físico foi doado pelo avô materno de Fernando e no dia 11 de julho de 1995 foi fundada a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer. Desde então, é realizado um trabalho psicossocial voltado às doenças oncológicas e hematológicas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.