Petroleiros fazem ato nacional contra descontos para aposentados
Natal, RN 19 de mai 2024

Petroleiros fazem ato nacional contra descontos para aposentados

24 de janeiro de 2024
3min
Petroleiros fazem ato nacional contra descontos para aposentados
Foto: Sindipetro-RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Dia Nacional dos Aposentados, celebrado hoje (24), foi marcado por protestos dos petroleiros em todo o país, que fazem parte do Sistema Petrobrás. Atos em diversas bases da empresa foram realizados pela manhã, em protesto contra os descontos abusivos nos benefícios dos aposentados e pensionistas que, segundo o Sindicato dos Petroleiros do RN, há anos acumulam dívidas e passam as mais diversas dificuldades financeiras devido aos famigerados Planos de Equacionamentos de Déficits da Petros (PEDs).

Em Natal, a concentração começou às 7h em frente à sede da Petrobrás e encerrou no prédio da EDIRN, onde se encontravam aposentados e pensionistas. Durante o ato em Natal, o diretor Ivis Corsino fez um alerta para que a categoria aproveite os anos do governo Lula para resolver os impasses desse plano. “Precisamos nos mobilizar e pressionar o Governo Federal e a presidência da Petrobrás. Não podemos vacilar na defesa e na cobrança de ações reais”.

A deputada federal Natália Benevides, foi até a concentração na Petrobras, em Natal, para prestar apoio à categoria: “Nós temos que compreender como importantíssima a vitória eleitoral de 2022 que elegeu o Lula, pois significou a volta da democracia, mas sabemos que ainda temos dentro do Governo uma composição extremamente diversa, do ponto de vista político e ideológico. Por isso que existem muitos temas de interesse da classe trabalhadora travados no Congresso. Mas é só com organização e luta que os trabalhadores serão ouvidos”, disse ela.

A união nacional surtiu efeito e ainda hoje à tarde, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e a diretora Clarice Coppetti receberam uma representação da FUP, FNP, CONTTMAF, Sindmar, AMBEP e FENASPE e se se comprometeram a resolver os entraves do GT Petros, buscando a curto prazo uma solução definitiva para os déficits dos PPSPs.

Diversas sedes da Petrobras em todo o país fizeram esse protesto hoje, com maior mobilização no Rio de Janeiro, onde permaneceu por mais tempo e contou com a presença de várias representações de aposentados e pensionistas, uma vez que a foi uma manifestação unificada, envolvendo também a FNP, a Confederação Nacional dos Marítimos (Conttmaf), a Federação das Associações de Aposentados (Fenaspe) e a Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.