Teatro Alberto Maranhão celebra 120 anos com concerto gratuito
Natal, RN 9 de mai 2024

Teatro Alberto Maranhão celebra 120 anos com concerto gratuito

23 de março de 2024
1min
Teatro Alberto Maranhão celebra 120 anos com concerto gratuito
Foto: Igor Glênio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um concerto gratuito neste domingo (24) vai marcar os 120 anos do Teatro Alberto Maranhão. O evento faz parte da terceira edição do projeto Fima – Festival Interativo de Música e Arquitetura, que chega a Natal pela primeira vez. A entrada para a plateia será liberada às 16h.

Nesta edição, o Fima celebra os teatros históricos brasileiros e traz para o TAM uma programação especial: neste sábado (23), o projeto realiza uma gravação (sem público), e no dia 24 de março, às 17h, promove o concerto gratuito para a comemoração dos 120 anos do teatro. 

No programa, além de compositores universais, como Antônio Carlos Gomes, Jules Massenet e Heitor Villa-Lobos, também serão apresentados os clássicos potiguares Tonheca Dantas (Royal Cinema), Oriano de Almeida (Embalo de Saudade), Eduardo Medeiros e Othoniel Menezes (Praieira – Serenata de Pescador).

Para execução das peças, a soprano Virgínia Cavalcanti e o pianista Mateus Naamã se juntam ao professor da UFRN, Fabio Presgrave, trazendo um diálogo inédito entre a música, a arquitetura e a história deste emblemático teatro. Haverá também um momento sobre a importância e a história da casa, com a participação do dramaturgo Racine Santos e da professora de História do Teatro, da UFRN, Monize Moura, responsável pela preservação do acervo documental do Teatro Alberto Maranhão.

“O Teatro Alberto Maranhão tem uma importância gigantesca para a cultura potiguar, em especial para a dança, as artes cênicas e a música, e ficamos muito honrados em iniciarmos a nossa programação festiva com a vinda desse festival tão peculiar, que trata de história, arquitetura e música”, disse Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto, autarquia estadual que gerencia o TAM.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados virtualmente. O link será liberado às 10h, no dia do evento, ficando disponível até 16h ou até esgotar a capacidade do teatro. O link do Sympla pode ser acessado clicando AQUI.

MAIS SOBRE O TAM – Iniciada em 1898, a mando do segundo Governador eleito pelo voto direto, Joaquim Ferreira Chaves, sua construção ecoava a modernização do Rio Grande do Norte, que chegava com a república recém-instaurada. Seu nome original, Teatro Carlos Gomes, homenageou este grande compositor brasileiro até 1957, quando sua denominação foi mudada a mando do Prefeito de Natal, Djalma Maranhão.

A renomeação para Teatro Alberto Maranhão, teve como objetivo homenagear o Governador que concluiu a construção, inaugurando a casa em 24 de março de 1904 e que também promoveu sua grande remodelação pouco tempo depois.

Programa do concerto

ANTÔNIO CARLOS GOMES (1836–1896)

Quem Sabe?!...

Duração: 8 minutos

JULES MASSENET (1842–1912)

Elegie

Arranjo por Maik Kronhardt

Duração: 3 minutos

TONHECA DANTAS (1871–1940)

Royal Cinema

Duração: 4 minutos

PABLO LUNA (1879–1942)

De España Vengo (El Niño Judío)

Duração: 6 minutos 

ORIANO DE ALMEIDA (1914–2004)

Embalo de Saudade

Duração: 4 minutos

Meu Baraio

Duração: 3 minutos

MÁRIO TAVARES (1928–2003)

Ballada

Duração: 3 minutos

EDUARDO MEDEIROS (Data de nascimento e morte não disponíveis) / OTHONIEL MENEZES (1895–1969)

Serenata do Pescador

Duração: 6 minutos

HEITOR VILLA-LOBOS (1887–1959)

Bachianas Brasileiras No. 5 - Ária (Cantilena)

Duração: 6 minutos

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.