Rodrigo Bico lança pré-candidatura em plenária prestigiada por ex-ministros, políticos e Sérgio Mamberti: “A arte não pode ser só a cereja do bolo”
Natal, RN 30 de abr 2024

Rodrigo Bico lança pré-candidatura em plenária prestigiada por ex-ministros, políticos e Sérgio Mamberti: "A arte não pode ser só a cereja do bolo"

10 de agosto de 2020
Rodrigo Bico lança pré-candidatura em plenária prestigiada por ex-ministros, políticos e Sérgio Mamberti:

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ator e educador popular Rodrigo Bico (PT) reuniu no final de semana uma constelação durante o lançamento da pré-candidatura a vereador de Natal. De acordo com a organização do evento, mais de 300 pessoas passaram pela sala virtual onde marcaram presença nomes nacionais, como o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, a ex-ministra de Direitos Humanos e deputada federal Maria do Rosário, os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia e Marco Maia, além do consagrado ator Sérgio Mamberti.

Como a plenária coincidiu com o dia em que o Brasil ultrapassou 100 mil mortos pela Covid-19 em razão da irresponsabilidade do governo Bolsonaro, a maioria das intervenções dos convidados de outros estados destacou a tragédia incentivada pelo presidente da República:

- Bolsonaro tem se mostrado absurdamente insensível frente ao sofrimento humano. É de uma incompetência a toda prova e atuou como aliado do Coronavírus desde o início, militando contra o isolamento social. É uma ação genocida consciente e planejada”, disse Chinaglia.

Juca Ferreira e Mamberti destacaram que a candidatura de Rodrigo Bico coloca a cultura no papel de destaque para enfrentar governos autoritários.

Ator Sérgio Mamberti participou da plenária virtual do lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Bico

O evento também foi prestigiado pela governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, a deputada federal Natália Bonavides, o deputado estadual Francisco do PT e pela vereadora Divaneide Basílio.

Fátima aproveitou para fazer um mini-balanço das ações do Governo no combate a Covid-19 e reiterou apoio à candidatura de Bico.

Essa é a terceira tentativa de Rodrigo Bico chegar a Câmara Municipal. Em 2012, o ator e diretor do grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias surgiu como surpresa e ficou na 1ª suplência do vereador eleito Hugo Manso. Quatro anos depois, em 2016, Bico foi o quinto candidato mais votado do PT. Naquele ano, foram eleitos Natália Bonavides e Fernando Lucena. Com a eleição de Bonavides para a Câmara Federal em 2018, Divaneide Basílio assumiu a vaga como primeira suplente.

O senador da República e pré-candidato do PT a prefeitura de Natal Jean Paul Prates também participou e discursou na plenária. Artistas, professores, servidores públicos e representantes de movimentos sociais prestigiaram o evento que durou quatro horas, alternando falas e intervenções culturais.

Rodrigo Bico tentará chegar a Câmara Municipal pela terceira vez, desde 2012

Segundo o anfitrião do evento, a meta em 2020 é triplicar a votação do último pleito, quando conquistou 1.782 votos. Na avaliação de Rodrigo Bico, a pandemia está mostrando que arte e a cultura têm papeis importantes e não podem ser encaradas apenas como “a cereja do bolo” na hora da festa:

- Vamos triplicar as votações anteriores. Por isso é importante que as pessoas antecipem a decisão do voto. Vamos fazer uma pré-campanha para cima mostrando que a arte não é a cereja do bolo e que os artistas não sejam chamados apenas para se apresentar. Essa pandemia está mostrando que a arte e a cultura são fundamentais. Precisamos empoderar os artistas e propor uma candidatura que reflita os problemas da cidade que, hoje, enfrenta uma grande pressão do empresariado na revisão do Plano Diretor”, disse.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.