África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha
Natal, RN 2 de mai 2024

África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha

18 de setembro de 2018
África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em decisão unânime anunciada em Johanesburgo, o Tribunal Constitucional da África do Sul declarou nesta terça-feira (18) a anulação da lei que proibia o consumo privado de maconha, assim como seu cultivo para uso pessoal.

A lei que proíbe o uso de maconha no lar é “inconstitucional e, portanto, nula”, sentenciou o juiz Raymond Zondo em seu veredicto, de acordo com o jornal sul-africano “The Sowetan”.

A Justiça não determinou qual quantidade da erva que pode ser consumida e pediu ao Parlamento que redija uma nova lei em um prazo de dois anos. O consumo em espaços públicos segue proibido, assim como a venda com fins lucrativos a terceiros.

O caso sobre a descriminalização da maconha chegou aos tribunais por meio do líder do partido Dagga, Jeremy Acton, e do rastafari Garreth Prince.

Durante o processo, foram apresentados estudos médicos que aprovam que a criminalização não reduz o consumo, e outros que apontam que o álcool é mais nocivo do que a planta.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.