Qual é a sua democracia ?
Natal, RN 26 de fev 2024

Qual é a sua democracia ?

11 de maio de 2018
Qual é a sua democracia ?

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A democracia em nosso país hoje é dividida em vários olhares. Há quem olhe e veja uma democracia institucional, outros enxergam mais de um modelo. Isso mesmo, temos várias democracias, de acordo com a realidade do lugar e com o momento. A democracia institucional anda meio falida e confundida com o direito ao voto. É mais uma informação corrompida ou mal passada. Como todos sabem, por aqui sempre se ensinou histórias mal contadas. Uma democracia que te obriga a votar é o próprio exemplo disso que estou falando. Na prática popular, cada parcela da sociedade se organiza de uma forma, criando sua própria realidade.

Como já dizia uma boa música do nosso rap nacional (cada lugar, um lugar; cada lugar, uma lei). A democracia da realidade hoje se reflete no crescimento de diversas organizações populares compostas por vários aspectos, positivos e negativos, que influem na vida da população. As leis que deveriam garantir os direitos da população, fazendo com que o povo se sinta valorizado, “democraticamente” favorece uma pequena parte da nossa sociedade, provocando o esquecimento de uma grande maioria.

Milhares de comunidades e favelas hoje sofrem com as mazelas da nossa sociedade por conta de uma democracia corrompida e mal educada. Se resolvendo na bala o problema que não se resolve na escola. As ruas estão cheias de leis criadas pela situação e acontecimentos. O próprio Estado governamental, por muitas vezes, não cumpre as leis, passando péssimos exemplos para nossa população. Ficamos durante muito tempo jogados ao léu e aprendemos a sobreviver da nossa maneira, influenciados simplesmente pelo que nos acontece. Hoje se aprende com tudo e com todos que a informação não tem limites. Mas tem um direcionamento. E fica até difícil saber em quem acreditar.

A democracia de uma minoria não é a da maioria, e isso é fato. A população vive uma democracia na qual não é ouvida, mas que é vivenciada no dia-a-dia de cada um, nas ruas, nas cadeias, na política, nas escolas, na cultura e nos bairros da classe média. Todos vivem democracia no Brasil, mesmo de forma negativa. De certa forma, a democracia é para todos. Portanto, qual é a sua ???

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.