MPF pede afastamento de presidente da OAB por chamar Moro de “chefe de quadrilha”
Natal, RN 30 de abr 2024

MPF pede afastamento de presidente da OAB por chamar Moro de "chefe de quadrilha"

20 de dezembro de 2019
MPF pede afastamento de presidente da OAB por chamar Moro de

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o afastamento do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, ao denunciá-lo por crime de calúnia contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Se for condenado, ele pode ser sentenciado a até dois anos de prisão. A denúncia foi assinada pelo procurador Wellington Marques de Oliveira.

Santa Cruz teria cometido crime, segundo o MPF, ao dizer que Moro “banca o chefe de quadrilha”, em entrevista sobre a condução das investigações da Operação Spoofing, em julho deste ano. A operação investigava a invasão de contas do aplicativo Telegram de dezenas de autoridades. Na ocasião, Moro disse que as mensagens encontradas pela Polícia Federal seriam destruídas. A declaração causou polêmica porque, embora a Polícia Federal esteja sob o seu comando, um ministro não pode determinar a destruição de provas.

Comunicado sobre a denúncia, o presidente de OAB acionou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador Wellington Marques de Oliveira, e aguarda uma resposta.

Alvo de Bolsonaro

A denúncia do MPF diz que as declarações de Felipe Santa Cruz são uma "demonstração clássica de tendências ditatoriais na qual Felipe demonstra ter conhecimentos supremos e acima da média da população na tentativa de determinar as crenças, opiniões e o exercício do voto alheio".

O presidente da OAB foi alvo de uma declaração agressiva do presidente Jair Bolsonaro em julho deste ano. Após ser criticado por Santa Cruz, o capitão reformado disse: "Se o presidente da OAB quiser saber como o pai dele desapareceu, eu conto". Fernando Santa Cruz, o pai, é um desaparecido político da ditadura militar brasileira.

Fonte: Brasil de Fato

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.