PDT pressiona Carlos Eduardo e vê Jean Paul Prates como alternativa para presidir sigla no RN
Natal, RN 17 de jul 2024

PDT pressiona Carlos Eduardo e vê Jean Paul Prates como alternativa para presidir sigla no RN

5 de dezembro de 2020
PDT pressiona Carlos Eduardo e vê Jean Paul Prates como alternativa para presidir sigla no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A executiva nacional do PDT já avisou ao ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves que espera dele uma posição mais firme contra o governo Jair Bolsonaro e em favor da candidatura de Ciro Gomes à presidência da República em 2022.

A avaliação é de que Alves não passa confiança, especialmente em relação ao projeto Ciro Gomes para a sucessão presidencial daqui a dois anos.

Carlos Eduardo até que começou a criticar de forma tímida Bolsonaro nas redes sociais, mas nunca explicitou apoio a Ciro, prioridade eleitoral número 1 da sigla fundada por Leonel Brizola e presidida nacionalmente pelo ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi. Ainda assim, as portas do PDT ainda não estão fechadas para o ex-prefeito:

- As portas não estão fechadas a Carlos Eduardo, mas ele precisa se movimentar e dizer que é contra o bolsonarismo e a favor do projeto do Ciro em 2022”, afirmou um cirista com trânsito na executiva nacional do PDT.

O ex-prefeito de Natal chegou a ter a expulsão do PDT analisada pelo comitê de ética do partido em razão do apoio declarado por ele a Jair Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2018. Na época, Alves disputava o 2º turno da eleição para o Governo do Rio Grande do Norte contra a atual governadora Fátima Bezerra e tentou surfar na onda bolsonarista como a última tentativa de vencer o pleito.

Uma entrevista concedida a uma rádio local pelo ex-prefeito também desagradou o comando do PDT. Na ocasião, Carlos Eduardo chamou de “radical” uma eventual candidatura de Ciro.

O PDT já trabalha com alguns nomes para suceder Alves na presidência estadual do partido no Rio Grande do Norte. O senador Jean Paul Prates, candidato a prefeito de Natal pelo PT nas eleições municipais de 2020, é o preferido. Já houve convite, mas ainda não há um desfecho.

- Se Carlos Eduardo continuar parado, PDT vai com Jean”, garantiu a fonte.

A última vez que o ex-prefeito citou Ciro Gomes numa postagem no twitter foi em 21 de junho, em razão de uma entrevista concedida pelo ex-candidato a presidência da República e ex-governador do Ceará ao jornal Tribuna do Norte. Em resposta, um seguidor comentou com deboche lembrando o apoio de Carlos Eduardo a Jair Bolsonaro em 2018:

Os elogios não foram suficientes para aplacar a executiva nacional, que procurou o senador Jean Paul Prates, conforme antecipou o blog do Daniel Menezes.

À imprensa, o parlamentar do PT classificou como “boatos” a informação. Em nota encaminhada pela assessoria, Prates disse que “especulações nesse sentido emergem de pessoas interessadas em caracterizar algum tipo de ameaça externa, inexistente, visando a amealhar algum resultado específico ou beneficio próprio”.

Ele avisou também que ligou para o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves:

- Asseverei que o diálogo com o PDT se fará pelas vias normais do nosso partido, o PT, tanto em nível nacional quanto local, com vistas à consolidação das forças de centro-esquerda e esquerda - na medida e com as possibilidades que o tempo político e os interesses mútuos permitirem”, afirmou, antes de separar o joio do trigo:

- Faço política com ética, transparência e integridade. Aos adversários, dedico oposição racional e contra-propositiva, mas sempre com o devido respeito institucional. Aos aliados, e ao partido que me acolhe, dedico lealdade, muita disposição e resultados efetivos, compreendendo a liderança e respeitando a construção coletiva de projetos verdadeiramente populares e democráticos", disse.

A agência Saiba Mais tentou contato com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, mas não obteve retorno.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.