Governo do Amazonas e Ministério da Saúde vão enviar concentradores e cilindros de oxigênio ao RN
Natal, RN 18 de mai 2024

Governo do Amazonas e Ministério da Saúde vão enviar concentradores e cilindros de oxigênio ao RN

21 de março de 2021
Governo do Amazonas e Ministério da Saúde vão enviar concentradores e cilindros de oxigênio ao RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde se comprometeram a enviar nos próximos dias concentradores e cilindros de oxigênio ao Rio Grande do Norte. O pedido em tom de apelo foi feito pelo governadora Fátima Bezerra (PT) depois que a situação do armazenamento de oxigênio se agravou nos hospitais administrados pelas prefeituras.

Pelo menos 85 concentradores de oxigênio chegam já neste domingo (21) a Natal vindos do Amazonas. Já o Ministério da Saúde garantiu que até a próxima quarta-feira (24) chegarão ao Estado 160 cilindros de oxigênio. Os equipamentos serão para uso exclusivo de pacientes Covid-19.

O problema no desabastecimento é nacional e os próprios fornecedores de oxigênio têm informado a prefeituras sobre a dificuldade em manter o estoque em razão da demanda. Pelo menos 60 municípios do Rio Grande do Norte já foram avisados.

Em vídeo que começou a circular no sábado (20) em grupos de whats app, uma mulher relata o drama com a falta de oxigênio num hospital em Ceará-mirim, onde, segundo ela, pelo menos 30 pessoas já estariam precisando do insumo.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou ação para que a White Martins, fornecedora contratada pelo Estado, possa abastecer de oxigênio também aos municípios.

46 prefeituras do RN precisam de cilindros adicionais, aponta levantamento

Governadora Fátima Bezerra (PT) reuniu gestores dos municípios para debater medidas relacionada ao desabastecimento de O2

O conselho das secretarias municipais de Saúde divulgou nota em que alerta a situação na maioria dos município do Estado. Levantamento do Cosems-RN, demandado pela Sesap, constatou que 46 municípios necessitam hoje de cilindros adicionais para sustentar a demanda com o aumento das internações. As Prefeituras são responsáveis pelo abastecimento de suas unidades, mas a governadora lembrou que apesar disso, o SUS é tripartite e que “se faz necessário o trabalho integrado."

“Importante ter essa pactuação junto com o Cosems pra que os concentradores sejam enviados para aqueles municípios que mais precisam e a gente não perca os critérios. Quando conversei com o governador Wilson (Amazonas), o exemplo que citei logo foi Ceará-Mirim, como o que estava na situação mais crítica”, alertou a governadora Fátima Bezerra.

Anvisa está acompanhando as fabricantes e distribuidoras de oxigênio, que também se comprometeram em reduzir a produção do gás destinado à indústria para aumentar o produto medicinal.

"Quando conversei com o governador Wilson (Amazonas), o exemplo que citei logo foi Ceará-Mirim, como o que estava na situação mais crítica"

Fátima Bezerra (PT), governadora do RN

A Sesap informou no encontro que os 16 hospitais, sob gerência do Estado que recebem pacientes Covid, seguem com abastecimento regular garantido pela empresa White Martins, conforme planejamento montado, com investimento na melhoria na rede de gases, desde o início da pandemia em 2020.

“Nós vivemos um momento dramático da pandemia, no qual além dos serviços hospitalares que a gente consegue acompanhar pela transparência, temos sobrecargas nas portas, nas unidades de pronto-atendimento, porque os pacientes geralmente ficam lá à espera de leitos”, contextualizou a secretária adjunta Maura Sobreira, ao ressaltar que o problema é nacional devido à alta demanda.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.