RN registra queda no índice de isolamento social e mais desobediências ao toque de recolher no domingo
Natal, RN 26 de abr 2024

RN registra queda no índice de isolamento social e mais desobediências ao toque de recolher no domingo

15 de março de 2021
RN registra queda no índice de isolamento social e mais desobediências ao toque de recolher no domingo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com carreata bolsonarista contra as medidas de prevenção à covid-19, idosos aglomerados em ponto de vacinação e insistência da Prefeitura de Natal em estimular a abertura de bares e restaurantes aos domingos, o Rio Grande do Norte teve queda no índice de isolamento social registrado.

O toque de recolher integral decretado pelo Governo do Estado fez com que no domingo (7) o índice chegasse a 55,4%, o maior do Brasil naquele dia. Nesse domingo (14), o índice caiu para 51,59% e o estado foi para a 4ª posição.

O percentual ainda é bom se comparado aos dias úteis, quando o estado tem oscilado próximo a 37%.

A unidade federativa com melhor desempenho em manter as pessoas em casa no domingo desta semana foi o Acre, com 64,42%, onde está proibido o funcionamento do comércio não essencial durante finais de semana e feriados. O estado do Norte está apresentando taxas de ocupação das UTIs acima dos 90%, bem como o RN.

O segundo colocado foi o Ceará, com 53,51%; seguido por Rondônia, com 52,45%. As informações são do Índice de Isolamento Social, desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da covid-19 no Brasil. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

Ação policial

O final de semana acabou com registro de 31 pessoas foram autuadas por desobediência ao toque de recolher ou por descumprimento dos decretos de combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Civil, dois estabelecimentos, ambos na Zona Sul de Natal, também foram autuados pelo Procon Estadual por estarem funcionando sem autorização.

Da sexta (12) para o sábado (13), por desobediência ao toque de recolher, foram lavrados 2 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) em Mossoró, 1 em Upanema e 1 em Currais Novos. Também foi registrado 1 TCO em São José do Sabugi, onde um homem que estava em um estabelecimento comercial se recursou a usar máscara. A PM foi chamada e o homem levado à delegacia.

Do domingo (14) para a madrugada desta segunda-feira (15), foram mais 5 TCOs, todos no interior do estado: 3 em Guamaré, 1 em Mossoró e um TCO para um grupo com 22 pessoas em São Paulo de Potengi.

Este foi o terceiro final de semana de vigência do toque de recolher à noite. No primeiro, foram registrados 2 TCOs por desobediência. No segundo, quando o toque foi ampliado, incluindo todo o domingo, foram 28 TCOs e 9 estabelecimentos fechados.

Com informações da Sesed/RN.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.