Mulheres que sofreram repressão durante protesto contra Bolsonaro, em Currais Novos, recebem apoio
Natal, RN 19 de jun 2024

Mulheres que sofreram repressão durante protesto contra Bolsonaro, em Currais Novos, recebem apoio

8 de junho de 2021
Mulheres que sofreram repressão durante protesto contra Bolsonaro, em Currais Novos, recebem apoio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A manifestação era pequena, porém simbólica. No entanto, as seis mulheres que decidiram protestar no último dia 29 de maio contra o atraso do Governo Bolsonaro na compra de vacinas para combate à pandemia da covid-19 e os cortes nos programas sociais, acabaram sendo coibidas pelo vereador Marquinhos Xavier (DEM), que foi até o local e expressou sua contrariedade com o protesto. Poucos minutos depois, uma viatura da Polícia Militar foi até o local, uma praça no centro da cidade de Currais Novos.

Dias depois que o caso chegou a conhecimento público, em matéria publicada pela agência Saiba Mais, as seis manifestantes receberam apoio de pessoas da cidade, além de políticos de todo o país que ofereceram, inclusive, assistência jurídica. Alguns parlamentares do Rio Grande do Norte, como o senador Jean Paul (PT), a deputada federal Natália Bonavides (PT), a deputada estadual Isolda Dantas (PT), o deputado estadual Francisco (PT), do ex-deputado estadual Sandro Pimentel (Psol), além do Secretário Especial de Gestão de Projetos do RN, Fernando Mineiro, e da vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT), emitiram nota de repúdio à repressão sofrida pelo grupo.

Além da repercussão local, a notícia chegou a ser publicada nacionalmente, através dos Jornalistas Livres. O grupo de mulheres também recebeu apoio da deputada estadual do Rio Grande do Sul, Luciana Genro (Psol-RS).

Confira os vídeos com manifestações de solidariedade:

Apoio de Jean Paul – Senador RN
Facebook e Instagram
Apoio de Natália Bonavides – Deputada Federal RN
Facebook
Apoio de Isolda Dantas – Deputada Estadual RN
Instagram
Apoio de Francisco do PT – Deputado Estadual RN
Facebook
Instagram
Apoio de Brisa Bracchi – Vereadora de Natal
Facebook
Instagram
Apoio de Fernanda Melchionna – Deputada Federal RS
Instagram
Apoio de Sandro Pimentel – Psol de Natal
Instagram
Apoio de Letícia Catu – Coordenadora Geral do DCE/UFRN
Instagram
Apoio de Camila Barbosa – Direção Nacional do Coletivo Feminista Juntas
Instagram
Apoio de Sônia Godeiro – Médica Pediatra Natal
Instagram
Apoio de Conceição Dantas – Coordenação Nacional da MMM
Instagram
Apoio de Alane Costa – Suplente de vereadora do PCdoB de Santa Cruz
Instagram
Apoio de Telma Gurgel – Assistente Social Mossoró
Instagram

Apoio de Jacianna Azevedo – Cabelereira Currais Novos
Instagram

Entenda o caso

No último dia 29 de maio, assim como aconteceu no restante do país, um grupo de apenas cinco mulheres, em Currais Novos, decidiu protestar por mais vacinas para combate à covid-19 e contra as medidas do governo Bolsonaro, que recusou a compra dos imunizantes e reduziu os investimentos em políticas sociais, como o auxílio emergencial.

No entanto, a manifestação que consistia em afixar cartazes em um monumento da praça central da cidade, incomodou o vereador Marquinhos Xavier (DEM), que foi até o local e expressou sua contrariedade com o protesto simbólico. Poucos minutos depois da saída do parlamentar, uma viatura da Polícia Militar foi até o local para retirar os cartazes, que tinham sido afixados com uma fita adesiva especial que não deixava cola ou marcas no monumento. O desentendimento só foi resolvido com a interferência do major da PM local, que já realiza um trabalho de violência contra a mulher na cidade, em parceria com o grupo que participava da manifestação.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.