OAB/RN aprova criação da Medalha Brenda dos Santos de Oliveira
Natal, RN 27 de mai 2024

OAB/RN aprova criação da Medalha Brenda dos Santos de Oliveira

7 de maio de 2024
3min
OAB/RN aprova criação da Medalha Brenda dos Santos de Oliveira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN), aprovou nesta sexta-feira (3) a criação da Medalha Brenda dos Santos de Oliveira. A proposta, originada pela Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, tem como propósito homenagear a jovem advogada que perdeu a vida em 30 de janeiro deste ano, alvo de um ato de violência injustificável, no município de Santo Antônio, enquanto exercia sua profissão.

De acordo com o projeto, a medalha será concedida anualmente a três pessoas ou instituições que se destacarem no apoio à advocacia iniciante. A relatora do processo, conselheira Vanessa Teixeira, sugeriu uma alteração na forma de seleção dos homenageados pela Ordem.

Eduardo Pacheco, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, expressou sua satisfação com a aprovação da medalha em âmbito estadual, destacando que esta é uma maneira de perpetuar a memória de Brenda de Oliveira.

"Há 90 dias, recebemos a família e amigos de Brenda para demonstrar nosso apoio. Hoje, concretizamos mais uma promessa feita: uma justa homenagem a Brenda de Oliveira, pela sua dedicação e militância na advocacia", afirmou.

Além da medalha criada pela OAB/RN, Brenda de Oliveira também foi recentemente homenageada pelo Conselho Federal da OAB com a criação de uma medalha em seu nome, que será entregue a cada três anos durante a Conferência Nacional da Jovem Advocacia.

O caso de Brenda dos Santos de Oliveira, advogada assassinada em janeiro deste ano, teve um desdobramento recente com a prisão de oito suspeitos e a busca por mais dois foragidos. As investigações indicam que o alvo dos criminosos seria Janielson Lima, cliente da advogada.

"Acompanhamos de perto as investigações nos últimos 90 dias. Reconhecemos o trabalho da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança para elucidação do caso e continuaremos a acompanhar até o julgamento dos suspeitos", afirmou o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

Saiba Mais - Advogada morta no RN sempre sonhou com a profissão

Brenda de Oliveira

A advogada nasceu no estado do Rio de Janeiro, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Norte. No ensino médio, ingressou em 2012 no IFRN Campus Nova Cruz e se formou técnica em Administração, tendo concluído no ano letivo de 2015. 

Posteriormente, ingressou no curso de Direito em uma faculdade privada de Natal, o Centro Universitário Natalense (Uniceuna). Lá, escreveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre “O Tratamento do Sistema Penal Brasileiro aos Psicopatas”.

A etapa seguinte foi prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conquista que veio em janeiro de 2022 e foi comemorada nas redes sociais. Brenda escreveu que foi “um caminho árduo, cheio de dúvidas, gastos com a preparação e muita renúncia.”

A advogada Brenda dos Santos de Oliveira foi morta no dia 30 de janeiro de 2024, após sair da Delegacia de Santo Antônio na companhia de um cliente. Na última terça-feira (30), oito pessoas foram presas suspeitas de participação no crime e outras duas estão foragidas. Segundo as investigações, o alvo do crime seria Janielson Lima, cliente da advogada.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.