Trabalhadores da educação podem ser vacinados a partir desta quinta e imunização de profissionais da saúde será retomada, anuncia Sesap
Natal, RN 18 de mai 2024

Trabalhadores da educação podem ser vacinados a partir desta quinta e imunização de profissionais da saúde será retomada, anuncia Sesap

2 de junho de 2021
Trabalhadores da educação podem ser vacinados a partir desta quinta e imunização de profissionais da saúde será retomada, anuncia Sesap

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta quinta-feira, 3, trabalhadores da educação poderão ser vacinados em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito numa coletiva promovida pela Secretaria de Saúde Estadual (Sesap) na tarde desta quarta-feira, 2. De acordo com Lyane Ramalho, Subsecretária de gestão e planejamento da Sesap, 25 mil doses de vacina serão distribuídas entre todos os municípios do estado para a imunização dessa categoria.

Ramalho também anunciou o envio de 77.710 doses para a retomada de vacinação de pessoas com comorbidades e deficientes.

Além disso, todos as cidades do estado receberão doses para imunizar profissionais da saúde que não haviam integrado os primeiros grupos de prioridade, como trabalhadores da regulação, gestão, vigilância e na assistência médica. Para essa categoria, estão sendo repassadas 18.590 mil doses aos municípios para retomada da aplicação ainda nesta quinta-feira, 3.

Ao todo, o RN dispõe de 1.527 milhão de doses divididas entre Coronavac (762.440 mil), Oxford (719.450 mil), e Pfizer (45.630 mil), lista a subsecretária.

Profissionais da educação de áreas vulneráveis terão prioridade

O Secretário de educação do estado, professor Getúlio Marques explicou que a vacinação de trabalhadores de escolas será organizada a partir dos níveis de ensino, começando pela educação infantil, creches-escola, seguindo para ensino fundamental, ensino médio, ensino de jovens e adultos, e, por último, imunização de profissionais de instituições do ensino superior.

Instituições públicas e privadas estão inclusas, e haverá prioridade de vacinação para profissionais que atuam em áreas de vulnerabilidade socioeconômica, destacou o gestor. A organização vai ser feita por cada município.

Vacinação de Gestantes

Até o último dia 28 de maio, 37 grávidas e puérperas já haviam morrido em decorrência de complicações da Covid-19 no RN. O número tem chamado a atenção para a importância das gestantes buscarem a vacinação contra a doença. Todavia, durante a coletiva, André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, destacou que o grupo tem apresentado receio de receber a imunização contra o coronavírus.

"Muitas gestantes não estão se vacinando ou por desconhecimento da vacinação ou por medo", disse o médico. Ele explica que apenas a Astrazeneca passa atualmente por investigação após uma gestante que recebeu a medicação ter sofrido um acidente vascular cerebral e falecido. No último dia 13 de maio a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que a vacina da AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19, não seja mais aplicada em gestantes.

"Apenas a Astrazeneca esta sob investigação, mas as outras vacinas podem e devem ser aplicadas nas gestantes", ressalta o diretor. Ele também ressalta a a necessidade dos municípios e profissionais convencerem essas gestantes sobre a importância da vacinação. Para receber a imunização, mulheres grávidas devem apresentar comprovante da gestação, como exame de sangue, ultrassom ou cartão de pré-natal, destacou o médico.

Pela primeira vez, RN tem 7 municípios no vermelho para Covid-19

Cipriano Maia, Secretário Estadual de Saúde, adianta que não houve melhora no quadro epidemiológico no estado. Pelo contrário, pela primeira vez, sete municípios potiguares apresentam alto risco de contaminação, sinalizados pela cor vermelha.

"A faixa da população em situação em alerta, com indicadores amarelo e vermelho é muito alta", alerta o secretário. As situações mais graves estão nas regiões Alto Oeste, Central e Assu, além de parte da região do Seridó. Nestas, houve pactuação com prefeitos para intensificar ações para evitar a contaminação pela doença, destaca Maia.

Confira o informo Epidemiológico Coronavírus da Semana 21 aqui.

"Precisamos fortalecer as ações naquilo que o mundo já sabe que contribui para diminuir a proliferação do vírus", adianta o secretário, destacando a importância de medidas como o isolamento social, uso do álcool 70% e máscaras além de evitar o contato físico.

Na manhã desta quarta, faleceu um paciente potiguar com suspeita de contaminação pela variante indiana do coronavírus. Maia garantiu que está havendo vigilância intensa para evitar que novas variantes acabem por gerar transmissões comunitárias no estado.

"Já não basta a situação crítica que vivenciamos, num platô de casos muito alto que tem variado desde a segunda quinzena de fevereiro entre 1 mil e 1300 casos. Não descemos ainda esse patamar, e a circulação comunitária de novas variantes pode agravar esse quadro. Daí a [necessidade] de intensificar a vigilância, as medidas de proteção e isso se faz com unidade de ação: estado, municípios e sociedade somando esforços para proteger a vida", concluiu Maia.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.