A temporada é dos balões
Natal, RN 26 de abr 2024

A temporada é dos balões

11 de fevereiro de 2022
3min
A temporada é dos balões

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ano eleitoral é sempre um momento de intensas movimentações até a realização das convenções partidárias, quando se consolidam as candidaturas e se oferece ao eleitorado nomes para as disputas da preferência dos eleitores.

No Rio Grande do Norte, onde a política domina praticamente todos os espaços da mídia e da vida diária das pessoas, as eleições de 2022, tem sido um verdadeiro palco para os mais distintos atores, e a construção de cenários sobre como se comportarão os políticos e seus partidos.

Em se tratando da disputa para o governo, não tem sido diferente. Há alguns anos que não existe oposição verdadeira e de fato para o gestor do momento. As acomodações e interesses dos grupos políticos é o que tem dominado a cena com arranjos que permitem ao gestor governar com certa tranquilidade, e aos políticos, principalmente os legisladores, acomodarem os seus aliados.

Há sim, alguns, que tentam expor divergências e fazer cobranças públicas, mas nada além do que um verdadeiro jogo de cena, ou seja, um teatro para agradar aos seus eleitores mais exigentes.

Agora que se aproxima o momento das definições e depois de não existir a oposição que se mostrasse eficiente quanto ao seu verdadeiro papel, começam a surgir os balões de ensaio, o que no jargão jornalístico significa vazar propositadamente uma informação a fim de verificar de antemão possíveis efeitos de uma determinada medida que se quer avaliar. É o que tem acontecido nas últimas semanas por aqui.

Depois do lançamento de candidaturas frustradas, e sem ter um candidato que possa chamar de seu, a dita oposição, começa a utilizar o estratagema, prioritariamente no universo dos blogs, e com isso ganhando ampla divulgação, preparando previamente o terreno para possíveis pesquisas de opinião que possam medir o alcance do balão lançado.

Essa é uma tática amplamente difundida na política. Uma prática normalmente engendrada em gabinetes, varandas de veraneio e em redações de veículos de imprensa, cujo objetivo principal é também, estimular o debate e dar fôlego aos políticos enquanto eles pensam em caminhos mais assertivos para a condução dos seus projetos.

Foi assim quando surgiu a candidatura da jornalista Micarla de Sousa à prefeitura de Natal e é agora, quando lançam a possibilidade do deputado Ezequiel Ferreira se lançar candidato ao governo como candidato de oposição a governadora Fátima Bezerra. Um balão de ensaio que se aparecer de forma positiva nas pesquisas que vêm por aí, certamente terá argumento para convencer o deputado a se lançar. Aí, o próximo passo será explicar ao eleitor que oposição ele representa, pois até aqui, Ezequiel continua um discreto apoiador do governo.

A conferir.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.