A imagem de Nossa Senhora da Apresentação que fica localizada na Pedra da Rosário, no Paço da Pátria, em Natal, perdeu a mão que segura o terço na madrugada desta quinta-feira (17). O pedaço despencou da estátua despencou do alto, segundo a população, por ação do tempo.
A base do monumento está na área da praça que foi interditada desde 2019, segundo a Defesa Civil Municipal de Natal. Agentes do Grupamento fizeram visita técnica ao local no final desta tarde. Nenhum serviço de reforça foi realizado ao longo desses 3 anos de interdição.
A marisqueira Maria das Graças Nascimento é uma das dezenas de trabalhadores que passam quase que diariamente pelo rio Potengi. Ela conta que desde o ano 2000 pesca naquele ponto e que certamente foi o desgaste que fez com que caísse o pedaço da imagem da padroeira de Natal.
“Há muito tempo precisa de uma reforma, está todo deteriorado. Precisa chegar um órgão competente para resolver a situação”, opina ela, que mora no Paço da Pátria e conhece bem a região. “O sol junto com a chuva e a maresia fizeram isso. Ela também não foi pintada. Eu acho que juntou uma coisa com a outra e isso aconteceu. Faz muito tempo que tem aquela estátua lá”, completa.
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) informou que o projeto de reforma da área, feito junto com as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), está em fase de finalização. “Existem pendências de licenças junto ao Idema, em relação a alguns estudos que estão sendo concluídos, e à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), já que por se encontrar às margens do rio aquela área tem a titularidade pertencente à União. Mas, o objetivo é licitar a obra ainda neste primeiro semestre”, comunicou.
*Matéria atualizada às 18h50.