Sistema de saúde vai mapear violência contra mulheres e crianças no RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Sistema de saúde vai mapear violência contra mulheres e crianças no RN

14 de junho de 2022
Sistema de saúde vai mapear violência contra mulheres e crianças no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Para qualificar as informações e notificações e evitar a morte de mulheres e crianças em situação de violência, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) assinou, nesta terça-feira (14), acordo de cooperação com a Vital Strategies Brasil, uma organização global que trabalha com governos pelo fortalecimento de sistemas públicos de saúde.

O termo estabelece diretrizes que compõem a metodologia para integração de diferentes bancos de dados que possam subsidiar ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres por meio de análise epidemiológica, visualização de informações e publicação dos seus principais resultados para, assim, contribuir para a vigilância e prevenção destes agravos.

"São dados muito importantes relativos à violência familiar contra as mulheres e crianças para além das ações que são traçadas para prevenir o óbito doméstico. Através da parceria será muito importante nos apropriarmos desses dados para que essa metodologia seja disponibilidade para outros atores e disponibilizada para todo Brasil e assim agir mais rapidamente para proteger as vítimas que estão sob o risco da violência e da morte em nosso País", disse o secretário de saúde Cipriano Maia.

"Estamos muito animadas para começar esse trabalho. Temos muitas coisas para evoluir analisando os dados, como atuar para prevenir agravamento de violências. Cada pesquisa, cada dado, cada mapeamento equivale a mais vidas salvas", disse a consultora da Vital Strategies Sofia Reinach.

A intenção é promover políticas de continuidade para fortalecer as respostas existentes e outras necessárias para enfrentamento da violência contra mulheres em todos os ciclos de vida, com maior transparência, facilidade de acesso às informações, com uso intensivo e integrado dos dados da saúde e outros indicadores relevantes de forma a promover saúde pública e superar seus impactos no estado do Rio Grande do Norte.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.