Estação de esgotos transborda em Ponta Negra e Caern encaminha bombas para conserto
Natal, RN 26 de abr 2024

Estação de esgotos transborda em Ponta Negra e Caern encaminha bombas para conserto

18 de julho de 2022
4min
Estação de esgotos transborda em Ponta Negra e Caern encaminha bombas para conserto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Após denúncias e chamados da população, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) encaminhou, nessa quarta-feira (18), bombas a conserto emergencial para tentar drenar o esgoto transbordado da Estação Elevatória de Esgotos Ponta Negra 3. De acordo com moradores do Conjunto Alagamar, o incidente espalhou água de esgoto da Rua Vale do Sul até a Aristides Porpino Filho (rua do Rastapé) passando pelas ruas Tilápia, Poeta Jorge Fernandes, Serquiz Elias e Presbítero Francisco de Oliveira. Essas duas últimas sendo as mais afetadas.

De acordo com a Companhia, o transbordamento ocorreu devido ao excesso de chuvas que caíram em Natal desde o início de julho. “A estação elevatória encontra-se adjacente a uma lagoa de captação de água pluviais, que transbordou durante esse período. A água, decorrente de chuvas acumuladas que chegaram a 303 mm na primeira semana do mês, se infiltrou para dentro da estação”, explica em nota.

Mas não é nisso que acredita a comunidade. As famílias afetadas dizem que com o transbordamento da estação da Rota do Sol, os responsáveis desligaram a estação elevatória, que bombeia todo o fluxo de esgoto pra lá.

A Caern segue detalhando que o nível da lagoa não baixou durante mais de uma semana, fazendo com que as águas das chuvas fossem bombeadas na EEE junto ao esgoto. Isso gerou um aumento de vazão e sobrecarregou as bombas de esgotos, que trabalharam de forma ininterrupta.

Segundo a Caern, os trabalhos são agora feitos para recuperar as duas bombas, que apresentaram falhas por causa da sobrecarga operacional, sendo uma na quarta-feira (13), e outra no dia seguinte. Outra dificuldade enfrentada pelas equipes da Companhia foi acessar o local dos equipamentos, por causa do alto volume de água pluvial infiltrada nos tanques.

Como medida emergencial, a Caern chegou a instalar uma bomba menor no salão da Elevatória, mas ela não possui vazão suficiente para bombear todo o esgoto e água de chuva que chegam ao local.

Os equipamentos utilizados na EEE foram encaminhados à manutenção em caráter de urgência e a previsão de regularização da elevatória é para esta quarta-feira (20), desde que o nível da lagoa de drenagem baixe e permita o acesso.

A moradora de Ponta Negra Nevinha Valentim, integrante do Fórum Vila em Movimento, denuncia que as medidas adotadas pela Caern estão poluindo o bairro.

“A rede que conecta toda a via costeira e o bairro de ponta negra é composto de várias estações elevatórias. Quando existe esgoto na praia não é porque as ligações são clandestinas, é porque as bombas dessa rede são desligadas”, conta, ao confirmar que os trabalhadores da Caern passaram todo o dia lá tentando remediar a situação.

Em reunião na noite da quarta-feira (18), os moradores construíram uma nota, que será apresentada em manifestação:

NOTA À POPULAÇÃO

Nós, moradores(as) do Conjunto Alagamar, bairro de Ponta Negra, vimos nos manifestar e denunciar a situação de calamidade que estamos passando, com alagamentos contínuos e esgoto invadindo nossas casas!!!!

Moramos próximos à lagoa de captação de águas pluviais do Alagamar, onde existe também uma estação elevatória de esgoto da CAERN, porém não deveriam estar no mesmo local! Acontece que a CAERN está usando a lagoa de captação para se livrar do esgoto, pois não consegue dar conta de todo o volume que chega sob sua responsabilidade.

Como os sistemas de drenagem e esgotamento são insuficientes pra cuidar de todo o volume de água e de esgoto, são totalmente ultrapassados, e não recebem manutenção adequada, o Bairro de Ponta Negra tem ficado constantemente alagado por esgoto! Nossas casas têm sido invadidas por esgoto a cada chuva que acontece, e os gestores não tem tomado providências para resolver o problema de alagamentos e destino adequado para o esgoto.

Por isso pedimos seu apoio nesta luta por um sistema de drenagem adequado e destinação correta do esgoto, para uma cidade limpa! E que Natal seja um lugar saudável para seus moradores, e não apenas um lugar bonito para receber turistas!!!

Estamos na rua pedindo SOCORRO! Não aguentamos mais tanta MERDA!

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.