TCE investiga irregularidades em reforma da previdência em Natal e notifica Câmara
Natal, RN 26 de abr 2024

TCE investiga irregularidades em reforma da previdência em Natal e notifica Câmara

1 de julho de 2022
TCE investiga irregularidades em reforma da previdência em Natal e notifica Câmara

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dois dias após aprovada, pelos vereadores, e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) a reforma da previdência em Natal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou a denúncia feita pelo ex-deputado estadual do PSol Sandro Pimentel e a presidenta da legenda em Natal, Tatiane Ribeiro. Em representação feita na segunda-feira (27), eles apontaram irregularidades na proposta da Prefeitura de Natal.

O parecer do TCE, emitido nesta sexta-feira(1º), ordena que o responsável pela Câmara Municipal de Natal seja imediatamente notificado e que se manifeste em até 72 horas.

Na manifestação, os representantes do PSol pediram que o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), fosse impedido de votar os projetos de lei enviados pelo Executivo Municipal, que alteravam o regime previdenciário dos servidores públicos do município.

De acordo com Sandro Pimentel, o prefeito da capital, Álvaro Dias (PSDB) enviou a proposta de reforma previdenciária através de três projetos, sendo um de emenda à Lei Orgânica do Município; um projeto de Lei Complementar que aumenta a idade mínima necessária para que os servidores de Natal consigam se aposentar; e outro projeto de Lei Complementar que visa instituir um parcelamento de débito previdenciário no período de 240 meses. De acordo com a legislação, os projetos não podem ser votados juntos, além de haver um intervalo obrigatório de dez dias entre a 1ª e 2ª votação, o que não foi respeitado, já que a matéria chegou à CMN no dia 14 de junho, com pedido de regime de urgência e exigindo aprovação até 30 do mesmo mês. Os vereadores de oposição questionaram em plenário a legalidade da tramitação dos projetos e foram contrários à reforma.

SAIBA MAIS: Reforma da previdência que retira direitos de servidores municipais de Natal é aprovada na Câmara

O documento do Tribunal revela que “a diretoria de despesa com pessoal deduziu indícios de veracidade, materialidade e/ou relevância” dos fatos relatados.

“Essa decisão é importantíssima, porque o TCE reconheceu a nossa denúncia, tomou as medidas técnicas cabíveis e verificou que o fato é real. Já encaminhou à Câmara Municipal de Natal e vai encaminhar à Prefeitura também para se pronunciarem”, comentou Pimentel, ao esperar que o veredito final seja para impedir a Prefeitura de dar cumprimento à lei da reforma, já sancionada.

“Quem ganha obviamente é o serviço público de modo geral e seus servidores, que vão trabalhar um pouco mais motivados sabendo que não serão penalizados mais uma vez pela gestão Álvaro Dias. Nós, eu e Tati Ribeiro, ficamos lisonjeados de poder contribuir com os servidores do município de Natal mais uma vez”, completa o ex-deputado.

SAIBA MAIS: Sandro Pimentel pede ao TCE que Câmara de vereadores não vote reforma da previdência enviada pela Prefeitura de Natal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.