Lei de Francisco do PT inclui literatura potiguar no currículo das escolas do RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Lei de Francisco do PT inclui literatura potiguar no currículo das escolas do RN

5 de agosto de 2022
2min
Lei de Francisco do PT inclui literatura potiguar no currículo das escolas do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Obras de escritores potiguares precisam ser incluídas no currículo das escolas do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei Nº 11.231, de 4 de agosto de 2022, que institui a Literatura Potiguar como tema complementar de forma interdisciplinar na rede estadual de ensino público e particular.

A norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5) e o projeto da lei tem autoria do deputado estadual Francisco do PT. Para ele, a medida é estratégica para a difusão da produção literária local ao mesmo tempo em que fomenta a cultura leitora dos estudantes.

“Sabemos que as escolas são por excelência espaços privilegiados para o ensino e difusão de informações. Pelas escolas passam jovens em processo de formação pessoal e intelectual. Entendemos que é fundamental valorizar nossos escritores e editoras locais, promover ações e políticas públicas que venham democratizar o acesso do livro às crianças”, comenta o deputado, que é também professor.

“Por isso, nada mais adequado e estratégico inserir no ambiente escolar a literatura potiguar”, conclui.

Foto: Eduardo Maia

Órgão público competente estabelecerá as diretrizes básicas para a adequação das atividades que incluem o tema em sala de aula.

Também por iniciativa do deputado, no dia 8 de julho, a Assembleia Legislativa promoveu Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Literatura Potiguar, data instituída em 2019.

O evento contou com a participação de professores, escritores, poetas, outras personalidades diversas e instituições relacionadas à Cultura e à Literatura do Rio Grande do Norte. Entre eles, a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), a Academia Macauense de Letras e Artes (AMLA), Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Maria das Graças de Macedo Azevedo (In Memoriam), Pinto Júnior (In Memoriam), Tarcísio Gurgel e Thiago Gonzaga.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.