DEMOCRACIA

Filme sobre tradição de golpes no Brasil e na América Latina é disponibilizado por 3 dias, sem custos, no Youtube  

O documentário A Fantástica Fábrica de Golpes, que estreou em dezembro de 2021 no Festival de Havana, em Cuba, está sendo disponibilizado no Youtube, durante 3 dias, sem custos para o público. A iniciativa é dos diretores do filme Victor Fraga e Valnei Nunes, jornalistas e documentaristas residentes em Londres.

O filme será disponibilizado gratuitamente online e por televisão por apenas 72 horas nos dias 23, 24, 25 e 26 de setembro (a partir das 15h do dia 23)

Desde o lançamento, o filme percorreu diversos festivais na Europa. Esta produção anglo-brasileira teve seu lançamento no Reino Unido através do prestigioso BFI no dia 29 de maio de 2022.

Cinemas de oito capitais brasileiras exibiram o longa no começo de setembro: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Maceió e Aracaju.

O filme está sendo divulgado durante 72 horas por pool de mídias independentes, entre elas agência SAIBA MAIS, Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Viomundo, Brasil 247, Revista Fórum, DCM, Rede Brasil Atual, entre outros meios digitais.

No documentário, dois jornalistas brasileiros radicados no Reino Unido investigam a longa tradição de golpes de estado no Brasil e na América Latina. Eles revelam como a grande mídia e as fake news tiveram um papel fundamental na derrubada de Dilma Rousseff, na campanha de lawfare e prisão política de Lula, e na ascensão da extrema-direita, encarnada por Bolsonaro.

– É um documentaio sobre manipulação midiática e fake news, ou seja, como a Rede Globo e os grandes veículos de comunicação sabotaram nossa democracia. Resolvemos disponibilizá-lo gratuitamente por três dias e divulgar através de um pool de mídias alternativas”, destacou Victor Fraga, um dos diretores.

Paralelos claros com outras nações em todo o mundo revelam o viés e a manipulação da mídia como um fenômeno internacional.

Imagens de arquivo e reportagens são combinadas com extensas entrevistas, que incluem a ex-presidenta do Brasil, ganhadores de prêmios Pulitzer e Nobel, advogados de direitos humanos e músicos.

A trilha sonora original é assinada por Erika Nande, com canções compostas pelo icônico Chico Buarque e interpretadas pelos jovens artistas Francisco El Hombre e Josyara.

Assista A Fantástica Fábrica de Golpes:

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo