Álvaro Dias descarta Carlos Eduardo e se agarra a Rogério Marinho de olho em 2026
Natal, RN 16 de mai 2024

Álvaro Dias descarta Carlos Eduardo e se agarra a Rogério Marinho de olho em 2026

17 de fevereiro de 2023
3min
Álvaro Dias descarta Carlos Eduardo e se agarra a Rogério Marinho de olho em 2026

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Faltando três anos até a próxima disputa para governos e Senado, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), já pensa no próximo cargo que quer disputar. De olho na disputa, Álvaro afirmou em entrevista à 96 FM que já tem um acordo para ser apoiado pelo senador Rogério Marinho (PL) em 2026. 

“Eu conversei com Rogério Marinho ultimamente. Ele me disse que tem compromisso comigo para me apoiar para um cargo majoritário quando eu sair da prefeitura. Deverei disputar o Governo ou uma das duas vagas para o Senado em 2026, quando sair da prefeitura. Se a gente tiver bem avaliado, se tudo caminhar bem, aí estaremos com a possibilidade real de disputar um cargo majoritário”, afirmou.

Apesar de antecipar a eleição de 2026, ele não quis se aprofundar na de 2024, para a sucessão da Prefeitura de Natal, porque seria “desviar o foco”.

“Eu não quero precipitar agora, definindo um nome, porque seria um desserviço à nossa administração. Isso iria tumultuar, desviar o foco. E meu foco é gestão. Se eu fizer e concluir essas obras que a gente anunciou, realizei meu sonho como prefeito de Natal”, justificou.

Álvaro tem no currículo 10 eleições disputadas, sendo quatro para cargos proporcionais. Destas, contabiliza três vitórias, mas apenas uma como cabeça de chapa, quando se candidatou à reeleição para prefeito de Natal em 2020. Antes, tinha chegado ao Palácio Felipe Camarão com a renúncia de Carlos Eduardo.

Sua primeira disputa majoritária (aquele onde vence quem obtém a maioria dos votos) foi em 1988, como vice-prefeito de Caicó. Depois, firmou sua carreira política na Assembleia Legislativa como deputado estadual, onde a eleição é proporcional. Foram cinco mandatos na ALRN, com um mandato de deputado federal no meio.

Em 2010, retornou às disputas majoritárias como candidato a vice-governador de Carlos Eduardo (PDT), mas ficou em terceiro lugar com 10% dos votos e não alcançou o segundo turno. Retornou para a Assembleia na eleição seguinte e em 2016 foi novamente candidato a vice de Carlos, mas agora para a Prefeitura natalense, onde venceu e renovou o mandato (já como prefeito) em 2020. 

Para chegar à posição de governador ou senador em 2026, terá que fazer um feito inédito na sua trajetória: ganhar uma eleição majoritária estadual já que, até o momento, venceu apenas municipais. 

Ex-aliado

Ainda que tenha uma longa relação com Carlos Eduardo, o prefeito descartou o antigo aliado para as futuras disputas e expôs o distanciamento. Dias tentou incentivar o ex-prefeito a ser candidato a governador no ano passado, enfrentando Fátima Bezerra (PT), mas Carlos preferiu compor com a petista e foi candidato ao Senado com apoio da governadora. Fátima se reelegeu, e o pedetista perdeu para Rogério Marinho.

“Realmente, é um pouco complicado [reeditar a aliança], porque Carlos Eduardo teve a oportunidade de caminhar junto com a gente. A gente teve reuniões com ele, inclusive convidamos para ele ser o candidato a governador contra Fátima. Teria tido meu apoio, de Rogério. Faria chapa junto com Rogério. Ele não quis. Declinou. Foi ser candidato a senador junto com o sistema adversário, que diverge frontalmente do nosso sistema. É difícil uma composição. Nós deveremos ter o nosso próprio candidato a prefeito de Natal”, disse Álvaro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.