Transição energética e conselho de administração da Petrobrás: o que Jean Paul conversou com Lula nesta segunda (13)
Natal, RN 15 de jun 2024

Transição energética e conselho de administração da Petrobrás: o que Jean Paul conversou com Lula nesta segunda (13)

14 de fevereiro de 2023
2min
Transição energética e conselho de administração da Petrobrás: o que Jean Paul conversou com Lula nesta segunda (13)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-senador e atual presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, se reuniu duas vezes com Lula (PT) nesta segunda-feira (13) em Brasília. 

O primeiro encontro, às 16h, teve também a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente da Shell, Wael Sawan. O Brasil foi o primeiro país visitado por Sawan desde que assumiu a liderança global da Shell em janeiro de 2023. No Planalto, uma das pautas foi a transição energética.

“Estamos aproximando a Petrobras das outras grandes empresas do setor para construir novas oportunidades de cooperação tanto no segmento de óleo e gás como para a transição energética. Essa iniciativa está dentro da minha nova abordagem de tratar diretamente com os CEOs globais das grandes empresas do segmento para avançarmos na transição energética. Iremos ao Palácio do Planalto juntos para conversar com o Presidente Lula, um grande patrocinador dessa agenda”, afirmou Prates.

Já Shawn destacou a “relação próxima em operações e ações de desenvolvimento no setor petrolífero e na transição energética”.

Em seguida, às 17h, Prates se despediu do CEO da Shell e permaneceu com Lula e Alexandre Silveira. Segundo O Globo, no encontro foram definidos os nomes que vão compor o conselho de administração da estatal.

Hoje, o governo tem seis cadeiras na Petrobrás, mas quer ampliar o número para nove dos 11 cargos. A lista, entretanto, ainda não foi divulgada.

De acordo com o jornal, entre os nomes discutidos pelo governo nos últimos dias, estão o economista Eduardo Moreira, a professora da UFRJ Suzana Khan e o presidente da Fiesp, Josué Gomes. Josué é o filho de José Alencar, que foi o vice-presidente nas duas primeiras gestões de Lula. 

Segundo O Globo, a maioria no conselho de administração deve ser para iniciar mudanças como na política de preços da Petrobrás e na alteração da diretoria. O governo também avalia mudar a política de distribuição de dividendos para aumentar os investimentos na companhia.

Oficialmente, Jean disse apenas que presenteou Lula com uma maquete de aerogerador marítimo com flutuadores preparada pelos pesquisadores do CENPES [centro de pesquisas da Petrobrás] e que discutiram sobre as diferenças das eólicas onshore e offshore.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.