A maternidade é, ou deveria ser, um momento especial para as mulheres que decidem gerar um filho (a). Quem já passou por esse processo relata que um dos momentos mais íntimos e delicados é a hora do parto, cercado por tensão e magia, para que tudo transcorra da melhor forma para a mãe e o bebê.
Algumas dessas ocasiões, registradas em fotografias pela jornalista Mariana Rocha, foram transformadas na exposição “Primeira Luz”, que está aberta ao público a partir desta terça (02), no Espaço Valéria Calazans, no bairro de Candelária.
Na verdade, a proposta é fazer mais do que uma exposição – com os registros feitos de momentos antes, durante e depois do parto – mas uma experiência sensorial na qual os visitantes também tenham outros sentidos estimulados, como a audição e o olfato, que nos conectem à chegada de novas vidas.

“A ideia é aumentar a compreensão e a empatia em relação ao parto e, consequentemente, ajudar a reduzir o estigma e o medo frequentemente associados a ele, mostrando momentos íntimos e emocionais que, de outra forma, poderiam passar despercebidos e acabar esquecidos”, conta Mariana Rocha, que também é conhecida do público como repórter, com passagens pelas principais emissoras do estado.
As fotos vão permanecer em exibição entre os dias 02 e 04 de maio. Quem for conferir a exposição, também poderá participar de painéis ministrados por mulheres com temas ligados à maternidade. A entrada é gratuita e para participar, basta se inscrever no link: https://curt.link/Zwyno0.

Programação
Terça (2 de maio)
18h30
Tema: Sexualidade na gravidez e pós-parto
Palestrante: Dra Karina Cavalcanti, ginecologista e obstetra, com a participação da jornalista Marília Rocha
Quarta (3 de maio)
18h30
Tema: O poder da maternidade – Depoimentos de mulheres que venceram a Covid puérperas
Palestrante: Ana Raiane dos Santos e Maria do Céu Paiva, com a participação da jornalista Heloísa Guimarães
Quinta (4 de maio)
18h30
Tema: Mudanças do corpo na gravidez
Palestrante: Dra Lívia Sanches – ginecologista e obstetra e Mírian Rebeca – Fisioterapeuta da Fisiolever, com participação da influencer Ada do @402apto
Sobre a expositora:
Mariana Rocha é jornalista e fotógrafa e, atualmente, apresenta o telejornal Boa Tarde RN, na Band. Com passagens pelo Diário de Natal, TV Universitária, TV Tropical, InterTV, além de assessoria na Câmara dos Deputados, atua na área da comunicação desde 2008. Mariana começou fotografando a natureza e chegou a ganhar um prêmio do Parque da Cidade, o que lhe garantiu uma exposição permanente no local. Desde então, se especializou em fotografia infantil e de família e, em 2021, começou a fotografar e filmar partos.
