Hospital da UFRN em Santa Cruz é o 1º no RN a realizar parto normal com analgesia epidural na rede pública
Natal, RN 20 de jul 2024

Hospital da UFRN em Santa Cruz é o 1º no RN a realizar parto normal com analgesia epidural na rede pública

30 de junho de 2023
2min
Hospital da UFRN em Santa Cruz é o 1º no RN a realizar parto normal com analgesia epidural na rede pública

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de recorrer a diferentes recursos para tentar amenizar a dor provocada pelo aumento da intensidade das contrações durante o parto, como massagens, técnicas de respiração, balanço pélvico e hidroterapia, Janaína Pereira da Silva, de 17 anos, decidiu partir para a analgesia epidural, que age no bloqueio da sensibilidade da mulher em apenas uma parte do corpo, sem impedir seus movimentos.

Com as dores sob controle, a Janaína pôde se conectar com o momento e conduzir o seu parto do jeito que seu corpo mandava. Um conforto para esse momento mágico que é o nascimento de um filho”, comentou a anestesiologista do Huab, Luiza Panosso.

Anestesia epidural I Foto: divulgação
Anestesia epidural I Foto: divulgação

A pequena Lívia nasceu saudável no dia 30 de maio, de parto normal, com 38 semanas de gestação. Essa foi a primeira vez que o Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), realizou um parto normal com a técnica da analgesia epidural, que ajuda a aliviar a dor das contrações uterinas no trabalho de parto, sendo uma opção medicamentosa segura e mais uma estratégia de humanização no atendimento obstétrico para um maior bem-estar da mãe e do bebê.

A opção pelo método é sempre da gestante, mas poucas maternidades públicas no Brasil oferecem o procedimento. O Huab-UFRN, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é o primeiro a disponibilizar essa opção no estado.

A rede Ebserh

O Huab-UFRN faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.