Mossoró é a concentração urbana do Brasil com o maior percentual de domicílios vagos, mostra IBGE
Natal, RN 2 de mar 2024

Mossoró é a concentração urbana do Brasil com o maior percentual de domicílios vagos, mostra IBGE

28 de junho de 2023
2min
Mossoró é a concentração urbana do Brasil com o maior percentual de domicílios vagos, mostra IBGE

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28) os resultados do Censo 2022, que mostraram que Mossoró, no Oeste potiguar, é a concentração urbana com o maior percentual de domicílios vagos do Brasil.

Mossoró se destacou nacionalmente com 18,4% de seus domicílios considerados vagos, o maior percentual do país entre concentrações urbanas. 

Em Natal, a concentração urbana também aparece em destaque com 16,4% de domicílios vagos, figurando entre as dez concentrações urbanas com mais domicílios nessa situação no país.

Ao todo, entre as 10 concentrações urbanas com mais domicílios vagos, sete estão no Nordeste, duas no Sudeste e uma no Norte. O destaque vai para a Bahia, que tem Itabuna-BA (2ª), Feira de Santana (6ª) e Salvador (7ª). 

Dos locais recenseados no Rio Grande do Norte, 1.141.756 foram classificados como domicílios particulares permanentes ocupados, 357.119 como não ocupados, 1216 como particulares improvisados e 1566 como domicílios coletivos. Entre os não ocupados, os domicílios considerados vagos foram 232.389 e os de uso ocasional, 124.730.

O que são

Os domicílios particulares são aqueles que não têm morador na data de referência, mesmo que, posteriormente, durante o período da coleta, tenham sido ocupados. Na categoria se incluem imóveis à venda, para alugar e sem moradores na data. 

As concentrações urbanas, por sua vez, são arranjos populacionais ou municípios isolados com população acima de 100 mil habitantes que apresentam alto grau de integração interna e processos de conurbação marcantes, entre outras características. 

No caso da cidade do Oeste, a concentração foi avaliada considerando apenas Mossoró. Em Natal, além da própria capital, fazem parte da concentração urbana os municípios de Parnamirim, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

Saiba mais

Natal está entre as 10 cidades brasileiras que mais perderam população, aponta Censo 2022

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.