Tibauenses realizam nova caminhada em defesa do Chapadão de Pipa
Natal, RN 21 de abr 2024

Tibauenses realizam nova caminhada em defesa do Chapadão de Pipa

27 de julho de 2023
3min
Tibauenses realizam nova caminhada em defesa do Chapadão de Pipa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A população do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, se reúne mais uma vez em manifestação pela defesa do Chapadão de Pipa. Os participantes realizarão caminhada às 16h do sábado (29), pedindo audiência pública para discutir a liberação de novos empreendimentos em áreas de risco e proteção ambiental. O encontro começa no início da Baía dos Golfinhos, na altura do estacionamento grande.

O recente lançamento do condomínio Pipa Island, da Gav Resorts, desencadeou uma série de protestos da comunidade local. A empresa chegou a cercar parte do Chapadão, obstruindo o mirante natural, que recebe grande fluxo de turistas.

"Estaremos juntos mais uma vez lutando para que o poder público nos escute através de audiência pública sobre todas as nossas indagações, futuros empreendimentos avassalando nosso meio ambiente, gestão particular da nossa praça e futuro da nossa terra, família e bem-estar!", conclama grupo #todospelochapdão.

A mobilização cresceu, quando os tibaueses descobriram que a Prefeitura "entregou" à empresa a Praça do Pescador, na Avenida Baía dos Golfinhos. O local público é o mais usado para manifestações culturais na cidade.

O termo de convênio e cooperação foi assinado pelo prefeito Valdenício Costa, em 24 de agosto de 2022, mas só veio à tona em meio à revolta contra o Grupo Gav que, na visão dos moradores, está se apropriando da Praia da Pipa. O documento descreve tratar-se de adoção de área verde do Município por parte das empresas com a finalidade de promover reforma e revitalização.

Em junho deste ano, a obra foi concluída, com cerimônia de reinauguração. "Quero agradecer ao grupo GAV Resorts, através do seu diretor de projetos e Legalização, Victor Flávio, ao diretor de Engenharia, Marco Robin, e ao diretor da Ek Group, Juan Anzorena. Vocês foram essenciais para tornar este sonho realidade.", publicou o prefeito nas redes sociais.

SAIBA MAIS:

Chapadão de Pipa: quilombolas reivindicam consulta à comunidade sobre obra

Chapadão de Pipa: empresa responsável por obra de condomínio é alvo de mais de 800 denúncias em seis meses

Empresa cerca chapadão de Pipa para construir condomínio; moradores protestam

Tibau do Sul tem novos deslizamentos de terra em falésias

Nativos apontam negligência do poder público após paralisação da obra do Cais da Pipa

Tragédia em praia do RN alerta para alto risco em falésias do Nordeste

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.