A população do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, se reúne mais uma vez em manifestação pela defesa do Chapadão de Pipa. Os participantes realizarão caminhada às 16h do sábado (29), pedindo audiência pública para discutir a liberação de novos empreendimentos em áreas de risco e proteção ambiental. O encontro começa no início da Baía dos Golfinhos, na altura do estacionamento grande.
O recente lançamento do condomínio Pipa Island, da Gav Resorts, desencadeou uma série de protestos da comunidade local. A empresa chegou a cercar parte do Chapadão, obstruindo o mirante natural, que recebe grande fluxo de turistas.
“Estaremos juntos mais uma vez lutando para que o poder público nos escute através de audiência pública sobre todas as nossas indagações, futuros empreendimentos avassalando nosso meio ambiente, gestão particular da nossa praça e futuro da nossa terra, família e bem-estar!”, conclama grupo #todospelochapdão.
A mobilização cresceu, quando os tibaueses descobriram que a Prefeitura “entregou” à empresa a Praça do Pescador, na Avenida Baía dos Golfinhos. O local público é o mais usado para manifestações culturais na cidade.
O termo de convênio e cooperação foi assinado pelo prefeito Valdenício Costa, em 24 de agosto de 2022, mas só veio à tona em meio à revolta contra o Grupo Gav que, na visão dos moradores, está se apropriando da Praia da Pipa. O documento descreve tratar-se de adoção de área verde do Município por parte das empresas com a finalidade de promover reforma e revitalização.
Em junho deste ano, a obra foi concluída, com cerimônia de reinauguração. “Quero agradecer ao grupo GAV Resorts, através do seu diretor de projetos e Legalização, Victor Flávio, ao diretor de Engenharia, Marco Robin, e ao diretor da Ek Group, Juan Anzorena. Vocês foram essenciais para tornar este sonho realidade.”, publicou o prefeito nas redes sociais.
SAIBA MAIS:
Chapadão de Pipa: quilombolas reivindicam consulta à comunidade sobre obra
Empresa cerca chapadão de Pipa para construir condomínio; moradores protestam
Tibau do Sul tem novos deslizamentos de terra em falésias
Nativos apontam negligência do poder público após paralisação da obra do Cais da Pipa
Tragédia em praia do RN alerta para alto risco em falésias do Nordeste