Audiência pública discute impactos de parque eólico em comunidade quilombola de Currais Novos
Natal, RN 20 de jun 2024

Audiência pública discute impactos de parque eólico em comunidade quilombola de Currais Novos

7 de agosto de 2023
2min
Audiência pública discute impactos de parque eólico em comunidade quilombola de Currais Novos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Vereadores de Currais Novos convocam população em geral, especialmente de quilombos da região, e setor privado para discutir impactos socio-ambientais de parque eólico na comunidade quilombola Queimadas, na zona rural de Currais Novos, Rio Grande do Norte. O encontro será a partir das 9h desta terça-feira (8), na Câmara Municipal.

A audiência pública será realizada pela vereadora Rayssa Batista (PT) e vereadores João Gustavo (PROS) e Edimilson Souza (PROS).

"As estradas estão ficando mais degradadas, o meio ambiente está sendo atingido, as explosões para instalação do parque que provocou rachaduras nas casas das pessoas que moram na comunidade e adjacências e vários outros impactos que precisam ter resposta das empresas", aponta a vereadora em entrevista à TV Câmara de Currais Novos.

A audiência pretende avaliar a implementação de parques. De acordo com a parlamentar, é preciso entender os direitos e deveres envolvidos na relação entre empresa e sociedade, cobrar e reafirmar a responsabilidade do poder público em mediar e interceder para assegurar a defesa desses território, garantidos pela Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Constituição Federal de 1988, através do art. 68 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.

"A empresa que aqui está instalada, próximo à comunidade Queimadas não está fazendo isso", denuncia Rayssa. "Esse é um impacto pra toda Currais Novos."

Estão confirmadas as particpações do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e da Antropos Consultoria Socioambiental.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.