Covid-19: RN não tem caso suspeito de nova variante que chegou ao Brasil; Sesap monitora
Natal, RN 17 de abr 2024

Covid-19: RN não tem caso suspeito de nova variante que chegou ao Brasil; Sesap monitora

7 de setembro de 2023
3min
Covid-19: RN não tem caso suspeito de nova variante que chegou ao Brasil; Sesap monitora

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte não tinha até quarta-feira (6) nenhum caso suspeito da Eris (EG.5), a mais recente subvariante da Ômicron, que chegou a São Paulo (2 casos), Rio de Janeiro (1) e ao Distrito Federal (1).

A Sesap continua realizando o monitoramento dos casos e novas variantes da covid-19 no estado através da coleta para exame RT - PCR, recomendada para o caso de pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internado. O sequenciamento da vigilância genômica é feito no Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen-RN).

Por enquanto, não há sinalização de mudança nos protocolos e recomendações por causa da nova variante. Segue valendo a orientação para que pessoas com sintomas respiratórios usem máscara, assim como os imunossuprimidos, no caso de ambientes fechados. Tanto o Ministério da Saúde, quanto a Sesap reforçam que a vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença.

As vacinas disponíveis têm conseguido controlar o desenvolvimento da forma grave da doença”, esclarece Diana Rêgo, Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Até o momento, o RN tem as seguintes variantes identificadas pelo Lacen: XBB 1.5 (41%), XBB 1.18.1(25%) e FE.1 (23%).

De acordo com o Sistema Unificado de Vigilância Epidemiológica (Suvepi), ao contrário da média geral do país, que teve alta de 6% dos casos de covid-19 nas semanas epidemiológicas 31 (30 de julho a 5 de agosto) e 32 (6 de agosto a 12 de agosto), o Rio Grande do Norte teve diminuição dos casos positivos para covid-19 a partir da semana 28 (de 9 a 15 de julho).

Até julho, o RN  tinha um total de 592.157 casos confirmados de covid-19, sendo que 1.074 casos ocorreram apenas no mês de julho. Mais de 580 mil pessoas (582.687) conseguiram de recuperar da doença desde o início da pandemia, que chegou ao RN em março de 2020. Um total de 8.993 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no estado, sendo 704 confirmados em julho deste ano, segundo a Sesap.

Foto: Mirella Lopes

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.