Natalense tem casa de 4 metros reformada por projeto em São Paulo
Natal, RN 3 de mar 2024

Natalense tem casa de 4 metros reformada por projeto em São Paulo

24 de setembro de 2023
3min
Natalense tem casa de 4 metros reformada por projeto em São Paulo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Há dois anos, o natalense Francisco da Silva, de 59 anos, conseguiu realizar o sonho de ter sua própria casa. O detalhe é que o imóvel tem apenas 4 metros quadrados e fica localizado na Comunidade Jardim Colombo, Zona Oeste da capital paulista, onde Tiquinho, como é mais conhecido, mora desde os 9 anos de idade. Tiquinho trabalhava como voluntário para ajudar a reformar a casa da vizinha, através do Projeto Fazendinhando, quando a arquiteta percebeu que a casa dele também precisava de uma reforma. A história foi publicada primeiramente pelo G1. A reportagem mostra que a casa do natalense, além de pequena, não tinha banheiro, os fios estavam sempre expostos, as roupas ficavam penduradas nas paredes e para conseguir chegar até a cama, Tiquinho tinha que escalar as paredes. O projeto Fazendinhando, que oferece cursos de capacitação em construção civil e faz pequenas intervenções em casas da comunidade, é tocado pela arquiteta e urbanista Ester Carro, que nasceu na mesma Comunidade. A casa nova de Tiquinho ganhou instalação elétrica nova, um banheiro (que foi construído embaixo de uma escada num espaço cedido pela vizinha de cima) e até mobiliário, como um frigobar. Com a área cedida pela vizinha, ao fim da reforma, a casa de Tiquinho foi ampliada e ficou com sete metros quadrados. [caption id="attachment_82821" align="alignnone" width="733"]Casa antes da reforma I Fotos: Celso Tavares/g1 Casa antes da reforma I Fotos: Celso Tavares/g1[/caption] [caption id="attachment_82822" align="alignnone" width="728"]Casa depois da reforma I Fotos: Celso Tavares/g1 Casa depois da reforma I Fotos: Celso Tavares/g1[/caption]

Arquitetura para pessoas

[caption id="attachment_82819" align="alignnone" width="743"]Natal Acessível I Imagem: reprodução Natal Acessível I Imagem: reprodução[/caption] Há cinco anos, Ester já tocava um outro projeto, na mesma Comunidade do Jardim Colombo, voltado para transformar um lixão em parque. Em Natal, o projeto Natal Inclusiva faz um trabalho semelhante, realizando pequenas reformas na casa de moradores, como no bairro de Mãe Luíza, localizado na Zona Leste de Natal, tornando os espaços acessíveis e mais confortáveis, principalmente, para idosos, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.    

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.