Operação de combate a crimes contra a mulher termina com 55 presos por violência doméstica no RN
Natal, RN 19 de mai 2024

Operação de combate a crimes contra a mulher termina com 55 presos por violência doméstica no RN

15 de setembro de 2023
4min
Operação de combate a crimes contra a mulher termina com 55 presos por violência doméstica no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Iniciada no dia 21 de agosto, a Operação Shamar foi concluída com um total de 55 presos por violência doméstica apenas no Rio Grande do Norte, sendo 21 em flagrante e 34 por força de ordens judiciais, segundo os resultados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) nesta sexta (15).

A operação foi realizada, simultaneamente, em todo o país durante o Agosto Lilás, quando são intensificadas as campanhas de conscientização sobre a violência contra a mulher. Ao todo, 873 vítimas foram atendidas durante as atividades. A polícia também apreendeu duas armas de fogo e registrou 823 boletins de ocorrência.

Além das ações policiais, a Operação Shamar, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), também contou com atividades educativas e investimento de mais de R$ 2 milhões, direcionados às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para pagamento de diárias de policiais militares e civis, que reforçaram o efetivo para a execução das ações policiais – que incluíram ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica.

As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que sejam promovidas a divulgação de informações sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência. A operação foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp) e contou com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (Cocevid).

No RN, participaram das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção: a Polícia Militar (por meio da Patrulha Maria da Penha), a Polícia Civil (através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, as DEAMs), o Corpo de Bombeiros Militar e as Guardas Municipais. Todas as atividades foram supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela Sesed e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

Ação educativa durante a Operação Shamar I Foto: Sesed
Ação educativa durante a Operação Shamar I Foto: Sesed

Curiosidade:

A palavra “Shamar” tem origem hebraica e significa cuidar, proteger.

Números da Operação Shamar no RN

  • 2 armas brancas apreendidas
  • 21 armas de fogo apreendidas
  • 55 homens presos, sendo 21 em flagrante e 34 por força de ordens judiciais
  • 60 municípios abrangidos
  • 108 palestras foram realizadas
  • 154 ações de panfletagem foram realizadas
  • 203 agentes da segurança pública participaram da operação até o momento
  • 341 medidas protetivas foram acompanhadas
  • 823 boletins de ocorrência foram registrados
  • 873 vítimas foram atendidas

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO RN

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 mostraram que a violência doméstica aumentou 37,3% no Rio Grande do Norte entre 2021 e 2022. O estado também teve alta no número de tentativas de feminicídios que subiram de 30 para 38 no mesmo período (+26,2%); além de homicídios contra mulheres, que passaram de 295 em 2021 para 346 no ano seguinte, o que indica alta de 16,9%.

Ao todo, 75 mulheres foram vítimas de homicídio em 2021 no Rio Grande do Norte, já em 2022 esse número baixou para 60 vítimas, o que representa uma queda de -20,3%.

Os feminicídios, tipo de crime no qual o fato da vítima ser do sexo feminino influencia em sua morte, também tiveram uma redução de -20,3%, passando de 20 registros em 2021 para 16 em 2022.

No comparativo com outros estados do Nordeste, em números absolutos, o RN teve uma das maiores reduções no número de homicídios que tiveram mulheres como vítimas (-20,3%), ficando atrás apenas do Ceará (-22,4%). Já em relação aos feminicídios, apenas o Piauí (-35,5%) teve maior redução que o RN. Alagoas (+23,9%) e Maranhão (+18,6%) foram os estados nordestinos que tiveram as maiores altas de casos de feminicído.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.