Crianças de Cmei da Zona Norte pintam Natal e fazem vernissage
Natal, RN 16 de jul 2024

Crianças de Cmei da Zona Norte pintam Natal e fazem vernissage

21 de novembro de 2023
4min
Crianças de Cmei da Zona Norte pintam Natal e fazem vernissage
Obra coletiva das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Stella Lopes da Silva I Foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Praia do Forte, as chananas e os cenários do cotidiano de Natal ganharam novos traços e cores na interpretação das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Stella Lopes da Silva, no bairro de Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.

Os alunos, entre 4 e 6 anos de idade, deram nova vida a espaços da cidade com uma releitura das obras da artista plástica potiguar Ariell Guerra, conhecida pela sofisticada combinação de formas, linhas e cores com o cotidiano da cidade e sua cultura popular.

Escolhemos Ariell Guerra como artista para Vernissage porque suas obras são lúdicas e muito coloridas, além de ser potiguar e marcar suas obras com a flor símbolo da nossa cidade. Ariell veio ao CMEI, fez oficinas com as crianças, falou de suas inspirações e, em seguida, iniciamos as releituras. O resultado é esse que todos podem ver”, conta com orgulho a diretora do Cmei Stella Lopes, Andrea Katia Bezerra.

Alunos do Cmei Professora Stella Lopes da Silva I Foto: cedida
Aluna do Cmei mostra com orgulho a pintura dela do Morro do Careca I Foto: cedida

Para dar vida aos quadros, as crianças não só conheceram a obra da artista, como visitaram alguns locais pessoalmente, como o Morro do Careca, a Igreja da Vila de Ponta Negra e as rendeiras.

“Foi a culminância do trabalho anual, resultado do projeto ‘NATAL, TERRA DO SOL E DO MAR COM SUAS XANANAS AS RUAS A ENFEITAR’. Durante todo ano letivo trabalhamos a cidade e esse sentimento de pertencimento nas crianças, com o objetivo de conhecer Natal e se conhecer natalense, as crianças foram as praias, aos parques, artesanatos e pontos turísticos. Conheceram artistas da terra e suas músicas, como Carlos Zens, foram à Vila de Ponta Negra conhecer as rendeiras e a cultura, foram experiências vivenciais únicas e muito significativas, as crianças aprendem do concreto ao abstrato e foi com esse pensamento que fizemos essa prática”, detalha a diretora do Cmei.

Pintura individual de estudante do Cmei Professora Stella Lopes da Silva I Foto: cedida

O resultado, que pode ser conferido na exposição ‘Natal, Terra do Sol e Mar’, conta com 16 obras coletivas e 400 individuais, todas feitas pelos alunos.

Isso aqui é resultado de uma educação pública de qualidade, de famílias que abraçam a causa da educação”, se emociona Andrea Katia Bezerra.

A vernissage está aberta à visitação até essa quinta (23), no Centro Cultural e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, que fica na Avenida Itapetinga, no bairro do Santarém, no Conjunto Potengi.

Resultado de uma releitura do Morro do Careca I Foto: cedida

Serviço:

LOCAL: Centro Cultural e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, na Avenida Itapetinga, bairro do Santarém

VISITAS: de 17 a 23.11

HORÁRIO: 8h às 11h e das 14h às 17h

Crianças fizeram releitura da obra de Ariell Guerra I Foto: cedida

Saiba +

CMEI na Zona Norte realiza exposição inspirada em Ariell Guerra (saibamais.jor.br)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.