CMEI na Zona Norte realiza exposição inspirada em Ariell Guerra

As cores vivas, os traços e as raízes potiguares de Ariell Guerra inspiraram as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil, na Zona Norte de Natal, a se tornarem artistas. O CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, que fica no bairro Potengi, inaugurou a exposição “Arte Infantil: Um olhar inspirado por Ariell Guerra”. A mostra, feita por crianças do berçário II ao nível IV, é composta por releituras das obras da artista potiguar. São 16 telas, pintadas de maneira coletiva, que estão disponíveis de 6 a 30 de novembro, no 2° piso do Partage Norte Shopping Natal.
A gestora pedagógica do CMEI, Gildene Ferreira, explica que a ideia das pinturas surgiu na perspectiva de trabalhar a arte enquanto a criança brinca. “O projeto surgiu na perspectiva de trabalhar a arte compreendendo que a criança brinca, experimenta, descobre, aprende e desenvolve”, aponta a gestora.
Para Gildene, trabalhar com artes na Educação Infantil é compreender que a infância possibilita um universo de aprendizados, contribuindo no desenvolvimento infantil. “Acreditamos que a criança se torna protagonista no seu fazer”, completou.
Descobrindo novos talentos
Juli Nascimento é irmã de Job Leonardo, de 4 anos, e fez questão de comparecer à exposição do irmão caçula. A estudante revelou que o irmão descobriu um novo talento depois que participou do trabalho com arte. “Eu e minha mãe percebemos a mudança incrível na percepção e coordenação de Leonardo”.

Ela conta que “Leleco” sempre amou pintar, mas fazia desenhos abstratos. Depois desse trabalho, a irmã revela que Job passou a rabiscar formas, pintar com diversas cores, desenhar animais, casas e paisagens. “Foi incrível. Ele descobriu até uma preferência de pintar com aquarela!”, avaliou.
Juli considera importante as escolas trabalharem dessa forma. “Eles estão descobrindo novos talentos e hobbies. Job, por exemplo, está trocando a tela da TV e do celular por telas em branco, pincel e tinta! E isto é uma vitória, em vista do mundo que vivemos. Agradeço imensamente ao CMEI Mailde e a Ariell por despertarem ainda mais esse talento”, desabafou.
Ariell Guerra
“Esse trabalho transformou minha vida”, revelou Ariell Guerra.
Ariell Guerra nasceu no Seridó, formou-se em arquitetura e hoje é uma artista multitalentosa. Atualmente, a pintora mora em Natal e contou que ter as crianças se desenvolvendo a partir do seu trabalho, foi como abraçar sua criança interior que se sentia muito bem com lápis e papel na mão. “É um caminho muito bom, algo que mostra estar no caminho certo como profissional e pessoa”.
Depois de Ariell fazer uma visita ao CMEI em um evento e mostrar as obras de artes para as crianças, as professoras tiveram a ideia de criar e expor as releituras feitas pelos mini pintores. Para fazer isso, cada turma ficou responsável por uma obra e utilizaram técnicas e inspirações diferentes.
“Atitudes como essa são demais! Primeiro por exercitar na criança a criatividade e a arte como forma de se comunicar, produzir algo em conjunto e enaltecer essa produção juntos. Acredito que seja incrível para as crianças tanto o processo, como a experiência de ver a produção delas exposta”, avalia Ariell.
Outro ponto que a artista destaca é de como a arte faz bem para ela. Através da arte, a seridoense pode se comunicar com o mundo de uma maneira que antes não podia. Essa comunicação está exposta através das artes feitas por mãos de crianças que serão o futuro da geração. “Eu sinto dificuldades como em qualquer outra profissão. Estudar o mercado, aprender como se posicionar, atender demandas. De certo é: a minha vida faz muito mais sentido com essa profissão. Ser artista me faz muito bem”.
____________________________________________________________________
Essa reportagem faz parte do projeto "Saiba Mais de perto", idealizado pela Agência SAIBA MAIS, e financiado com recursos do programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ/Meta e apoio da Ajor".
Leia também:
Projeto Saiba Mais de Perto combate "desertos de notícias" no RN
Tibau: Estudantes participam da maior feira de ciências do mundo
Aldeia Sesc Seridó reúne artistas de Caicó em Cortejo Cultural
Comerciante morre em acidente por buraco na Zona Norte de Natal
Coletivos independentes movimentam a sétima arte em Mossoró
Seridó: Aos 93 anos, Maria Albino faz doces para acolher pessoas
Depois te Conto: jovens da Zona Norte criam série independente de humor