Natal tem ato em apoio ao povo palestino neste sábado (4)
Natal, RN 17 de jul 2024

Natal tem ato em apoio ao povo palestino neste sábado (4)

3 de novembro de 2023
2min
Natal tem ato em apoio ao povo palestino neste sábado (4)
Será o segundo ato deste tipo em Natal | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O sábado (4) em Natal será de manifestação de partidos, movimentos sociais e entidades estudantis em apoio à causa palestina.

A data escolhida faz parte do Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino. Na capital potiguar, o ato está marcado para às 15h na calçada do Midway Mall.

Será a segunda manifestação do tipo na cidade desde que a guerra entre Israel e Hamas explodiu. A primeira ocorreu em 11 de outubro, também no Midway, pedindo o fim dos bombardeios em Gaza e “por uma Palestina livre”.

Presidente do PSOL Natal e um dos organizadores da atividade, Júlio Pontes critica a “guerra total” citada por Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e diz que o Estado de Israel já matou aproximadamente 10 mil palestinos, dos quais pelo menos 3500 são crianças.

“A ‘guerra total’ de Netanyahu, com incursões militares aéreas, marítimas e terrestres na Faixa de Gaza, onde 2 milhões de palestinos estão presos em 365km2 de área territorial, tem nome: genocídio”, aponta.

“O que está em jogo é a sobrevivência do povo palestino e a sua auto-determinação. Isso tem feito as pessoas irem às ruas por todo o mundo para defender a Palestina e exigir o cessar-fogo imediato”, diz o dirigente.

Ele reivindica ainda que o governo Lula rompa relações com o Estado de Israel. A medida já foi adotada por Luis Arce na Bolívia. Gustavo Petro, na Colômbia, e Gabriel Boric, no Chile, convocaram o retorno dos embaixadores de seus países que estavam em Israel.

A reunião de organização do ato ocorreu na última terça-feira (31) reunindo, além do PSOL, DS/PT, PSTU, PCB, PCB-RR, UP, mandato do professor Robério Paulino (PSOL) e MRT. O MST também deve comparecer.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.