RN conquista selo prata em avaliação de transparência pública
Natal, RN 24 de jul 2024

RN conquista selo prata em avaliação de transparência pública

19 de novembro de 2023
2min
RN conquista selo prata em avaliação de transparência pública
Foto: Divulgação/Ascom TCU

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte conquistou selo prata, em cenário nacional, pela transparência pública em sua administração. O Estado foi avaliado com o índice de 83,5% de transparência em pesquisa ligada ao Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O resultado da pesquisa foi divulgado durante o seminário “Transparência em foco: controle e participação social”, realizado em Brasília, na última segunda-feira (13). 

O resultado da pesquisa, publicado no Radar da Transparência Pública, foi obtido por meio da avaliação de dados de transparência contemplando portais das unidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos órgãos do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, das esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Com base nas avaliações e no índice de transparência, os entes e seus portais são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. No que concerne às esferas Estadual e Distrital foram avaliados os 27 Portais de Poder Executivo dos Estados e o do Distrito Federal.

O RN destaca-se como exemplo de eficiência na prestação de contas e na promoção da participação social. O estado ficou em 13º lugar entre os 27 estados avaliados. Na Região Nordeste, o RN o 4º lugar.

Os resultados estão disponíveis no painel interativo "Radar Nacional da Transparência Pública" (link), que permite filtrar e cruzar dados, examinando detalhadamente os itens de transparência atendidos ou não em cada site institucional.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.