Mutirão atende demandas de cerca de 300 migrantes no RN
Natal, RN 2 de mar 2024

Mutirão atende demandas de cerca de 300 migrantes no RN

19 de dezembro de 2023
2min
Mutirão atende demandas de cerca de 300 migrantes no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Falta de informação, dificuldades com o idioma e com o acesso à documentação. Os principais obstáculos para os migrantes internacionais foram alvos de uma ação conjunta do Governo do Rio Grande do Norte e da Justiça Federal no Dia Internacional dos Migrantes. O mutirão de serviços "Pop Rua Jud Migrantes" foi realizado nesta segunda-feira (18), na sede da Justiça Federal, em Natal.

Numa iniciativa pioneira, cerca de 300 migrantes tiveram suas demandas atendidas, como a regularização documental com a Polícia Federal, inscrição no Cadastro Único (CAD Único), matrícula em escolas da rede estadual e municipal, revalidação de diplomas, benefícios previdenciários, inscrição em cursos profissionalizantes e emissão de carteira de trabalho.

Foto: ASCOM-SETHAS

"Esse mutirão que uniu diversos órgãos e entidades públicas e privadas representa o compromisso do Governo do Estado em assegurar a cidadania para todos e todas, independentemente de sua nacionalidade ou situação documental", destacou o presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (CERAM) no RN, Thales Dantas.

Além da realização do mutirão, o evento formalizou a criação da Rede de Proteção aos Migrantes com a Justiça Federal, Governo do Estado, Ministério Público Federal, do Trabalho, Defensoria Pública da União, UFRN, TJRN, Advocacia Geral da União, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal e organizações da sociedade civil.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.