RN teve 10 projetos na maior feira de negócios de favela do mundo
Natal, RN 22 de fev 2024

RN teve 10 projetos na maior feira de negócios de favela do mundo

10 de dezembro de 2023
7min
RN teve 10 projetos na maior feira de negócios de favela do mundo
Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Realizada no último final de semana em São Paulo, a Expo Favela Innovation, maior feira de negócios de favela do mundo, teve a presença de 10 projetos do Rio Grande do Norte. Eles ainda ficaram entre as 30 melhores iniciativas de todo o país.

São negócios como a AfroTupiAqui, uma plataforma que dá vitrine a empreendimentos e iniciativas de profissionais negros, indígenas e birraciais. Há, ainda, o Grão de Mostarda, criado por um grupo de mulheres moradoras da Favela do Japão, em Natal, focado em produtos artesanais, mas também em capacitar outras mulheres para o empreendedorismo social feminino, dentre outros projetos.

A etapa nacional do evento ocorreu entre 1º e 3 de dezembro, reunindo 220 empreendedores de áreas periféricas de diversas regiões do Brasil. Os 10 projetos do RN estiveram na feira nacional para fortalecer a marca e os seus produtos, construir um networking e faturar mais com as vendas do que do modo convencional. 

Para chegar no resultado que consagrou as iniciativas potiguares entre as 30 melhores do país, foi realizada uma etapa estadual em outubro deste ano em Natal.

Os pequenos negócios buscam impactar ainda mais pessoas e fomentar o cenário cultural e econômico local e nacional.

Estes projetos em ascensão fazem parte de diferentes setores que vão da arte, tecnologia e arquitetura. O artista Martim Onirismo, que trabalha com arte-educação, graffiti, cinema, design e moda streetwear, esteve entre o grupo de representantes do RN.

“Em um cenário onde a arte se entrelaça com o empreendedorismo, minha presença como arte-educador e artista urbano em feiras de empreendedores, como a Expo Favela, não apenas enriquece o ambiente, mas também desempenha um papel crucial na valorização da cultura e na promoção de iniciativas locais”, destacou.

Ele ainda se disse “honrado por levar o nome de tantos comigo”:

“O artista urbano, muitas vezes marginalizado, encontra nesses eventos uma plataforma única para exibir suas criações e construir pontes entre a expressão artística e o empreendedorismo”, apontou Onirismo.

Conheça os empreendedores: 

Orby, Co

Startup fundada por três jovens cientistas em 2022, inspirados pela vitória no maior hackathon da América Latina, o Hacking.Rio, a Startup Orby desenvolve soluções que automatizam e integram processos médicos. Foi aprovada nos programas Catalisa ICT, Startup NE, CentelhaRN 2, Adas Tech e Empreendedoras Tech, é a atual vencedora da HackBrazilda Brazil Conference at Harvard and MIT, integra o Microsoft for Startups Founders Hub, está entre as 10 finalistas globais do prêmio Empretec Women in Business da ONU e entre os 10 finalistas da ExpoFavela RN, e recebeu investimento do Black Founders Fund do Google for Startups. A Orby está transformando o panorama da neuromodulação com uma abordagem inovadora. Instagram: @orby.co

AfroTupiAqui

AfroTupiAqui é uma plataforma/aplicativo que visa ser uma vitrine de empreendimentos e iniciativas para profissionais negros, indígenas e birraciais terem maior visibilidade no mercado. Através da plataforma, profissionais poderão cadastrar seus produtos, serviços e iniciativas. A partir de georreferenciamento, encurta tempos e movimentos de buscas e compras, além de ter acesso a planos de consumo, anúncios e publicidade na plataforma, clubes de descontos, exposições em feiras, selos de destaques, exposições em quiosques de aeroportos para destacados, e uma série de benefícios para aprimorar os  empreendimentos.

ReforAMAR

A Reforamar é uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2018, é formada por pessoas que se uniram com o propósito de transformar vidas através da reforma de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social. Realiza reformas para a entrega de um ambiente digno e seguro, mediante planejamento, a partir do envolvimento e doações de colaboradores, voluntários e parceiros.

Wendell Batista Mosaicista (WBM)

Wendell Batista Mosaicista é um artista e arte-educador que utiliza a arte do Mosaico possibilitando reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais descartáveis para oferecer nos Cursos e Oficinas de mosaico. A proposta dos Cursos e Oficinas ajudam nos processos ecológicos, além de produzir atrações culturais artísticas para o paisagismo urbano da cidade de Natal-RN. Em 2023 o artista e seu negócio ficou entre os top 10 do RN, no Expofavela como empreendimento de potência e entre os 30 melhores projetos a nível nacional. Instagram: @WendellBatistaMosaicista

Pedal Mix DJ

A Pedal Mix DJ, uma iniciativa impactante, idealizada pelo @djnatobr, cujo objetivo é levar um curso de DJ para as comunidades do Brasil, tudo isso em uma bike vintage sustentável equipada com som e iluminação. Busca proporcionar oportunidades para jovens de comunidades, oferecendo um curso de DJ acessível e de alta qualidade. Além disso, a Pedal Mix DJ também está comprometida em gerar renda para os participantes em situação de vulnerabilidade social e ambiental. 

Shopping da Ralé 

O Shopping da Ralé, inspirado no espetáculo “Balé da Ralé”, é uma camisaria e estamparia que tem como conceito estampas provocativas e afirmativas da potência da periferia, toda a equipe é formada por moradores da Favela do Japão gerando uma economia circular dentro da comunidade. A iniciativa busca gerar lucro para dar sustentabilidade ao projeto Balé da Ralé, iniciativa que leva cultura e educação a mais de 120 crianças da Favela do Japão.

Fábrica de Inventos

A fábrica de Inventos é uma produtora cultural colaborativa que desenvolve trabalhos engajados com audiovisual e linguagens urbanas, reúne fazedores da Cultura de diversas áreas, no seu case de produtos se destacam curtas-metragens feitos em sombra, o cordel da Vila de Ponta Negra e a cabaça da criação.  Presta um importante serviço ao segmento da cultura de terreiro contribuindo com registro e oficinas de cinema, dentre os quais se destacam a oficina munícipe. Instagram: @afabricadeinventos

Projeto Grão de Mostarda

Grão de Mostarda é um grupo de mulheres oriundas da periferia, moradoras da Favela do Japão, Natal/RN, com uma ideia de negócio que visa não apenas criar produtos artesanais, mas também empoderar e capacitar mulheres em nossa comunidade, abrindo portas para o empreendedorismo social feminino. Através de oficinas de artesanato, mentorias e treinamentos, capacita mulheres locais com as habilidades necessárias para criar produtos artesanais. 

Martim Onirismo

Martim Onirismo trabalha com Arte-Educação, Graffiti, Cinema, Design e Moda Street Wear. Seu empreendimento traz processos de reciclagem e sustentabilidade, onde reutiliza latas de spray, criando itens como estojos, latas colecionáveis com pinturas autorais, reutiliza madeiras descartadas criando esculturas e telas, papelão criando marca páginas estilizados com pinturas Surrealistas, passa esse conhecimento a frente através de Oficinas em seu Ateliê, Escolas e Espaços Culturais. O Artista fomenta o mercado das Artes Visuais e Arte Urbana, como Curador da Exposição de Arte Urbana ‘Leilão Silencioso’ ao qual acontece no ‘SEBURUBU’, Cidade Alta, Natal-RN. Instagram: @martim_onirismo

Valentes

Valentes é uma Rede de Acolhimento, inaugurada em 08/03/2022 com a meta de assistir, engajar e possibilitar o empoderamento de pontos cegos sociais através da emancipação e autonomia financeira. Representando o RN pela 2° vez na Expo Favela Nacional, atua nos seguintes eixos: artes, acessórios, beleza, cosméticos naturais, cultura, educação e entretenimento, decoração, gastronomia, moda, serviços, saúde. Possui Multiplicadores em 7 estados, presente em 4 países. Instagram: @valentes.vlt

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.