RN tem Dia D de vacinação e combate à dengue neste sábado (27)
Natal, RN 2 de mar 2024

RN tem Dia D de vacinação e combate à dengue neste sábado (27)

27 de janeiro de 2024
3min
RN tem Dia D de vacinação e combate à dengue neste sábado (27)
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mais de 100 municípios do Rio Grande do Norte realizam, neste sábado (27), o Dia D Verão Protegido, campanha que busca ampliar a cobertura vacinal para Covid-19, febre amarela (até 59 anos) e meningite C (exclusivo para crianças). A ação iniciou em 20 de dezembro e segue até 3 de fevereiro. 

Essa é a terceira edição da campanha coordenada pela Secretaria da Saúde Pública (Sesap), que agora segue o foco na vacinação e combate à dengue.

“Ano passado conseguimos níveis altos de cobertura em praticamente todas as vacinas. O trabalho segue para ampliar ainda mais esse percentual de pessoas protegidas, por isso essa campanha com o Dia D no sábado”, disse Diana Rêgo, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Todos os municípios da Região Metropolitana de Natal estão participando, com pontos extras na capital e locais de vacinação como as praias de Pirangi, Redinha Nova, Genipabu e Pitangui, por exemplo, além do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Há também postos de vacinação em outras áreas do estado, especialmente no litoral.

Dengue

O Dia D vem acompanhado de um cenário de aumento dos casos suspeitos de dengue no RN. Nas três primeiras semanas de janeiro, a Sesap notificou 348 casos suspeitos, um número 25% maior que o mesmo período de 2023, confirmando a tendência de alta que já se mostrava no fim do ano passado.

Em dezembro, a pasta emitiu um alerta aos municípios, com base nas informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, para a possibilidade de uma epidemia de dengue no estado.

Segundo a coordenadora de vigilância da Sesap, a secretaria está visitando os municípios com indicativo mais grave e fazendo um trabalho conjunto para buscar as estratégias corretas de enfrentamento ao mosquito.

“Essa campanha até o início de fevereiro vem justamente para reforçar o alerta aos potiguares de que cuidem de suas casas cada vez mais, evitem acúmulo de lixo e entulhos e receba o agente de saúde. Nós sabemos o que é necessário, agora é só fazer a prevenção”, afirmou Diana Rêgo.

Na última quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou que a vacina contra a dengue será inicialmente exclusiva para a faixa etária entre 10 e 14 anos, que é a mais atingida por casos que necessitam de internação, devido a disponibilidade de doses da empresa produtora

O governo também confirmou que 19 municípios potiguares (confira a lista abaixo) receberão o imunizante, com expectativa de que chegue ao estado em meados de fevereiro, mas não divulgou o quantitativo que será destinado. 

“A Sesap já está montando o esquema de distribuição das vacinas, para funcionar tão logo o lote seja entregue”, disse a pasta.

A equipe técnica da Sesap destacou a necessidade de reforço das ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão das principais arboviroses. Para isso, as equipes estarão também nos pontos de vacinação fazendo campanhas de conscientização no enfrentamento à dengue, zika e chikungunya.

MUNICÍPIOS QUE VÃO RECEBER VACINA CONTRA A DENGUE

Região Metropolitana de Natal

NATAL

PARNAMIRIM

EXTREMOZ

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

MACAÍBA

Oeste

MOSSORÓ

APODI

UPANEMA

BARAÚNA

TIBAU

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

CARAÚBAS

FELIPE GUERRA

SERRA DO MEL

AREIA BRANCA

MESSIAS TARGINO

GROSSOS

JANDUÍS

CAMPO GRANDE

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.