Natal tem baixa vacinação contra gripe, aponta RN Mais Vacina
Natal, RN 30 de mai 2024

Natal tem baixa vacinação contra gripe, aponta RN Mais Vacina

7 de maio de 2024
3min
Natal tem baixa vacinação contra gripe, aponta RN Mais Vacina
Foto: Alex Régis/Secom/Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com recomendação do Ministério da Saúde a partir do aumento dos casos de infecção viral em todo o país, o Rio Grande do Norte ampliou a oferta de vacina contra a influenza para toda a população a partir dos 6 meses de idade, na semana passada. Mas, em Natal, desde o início da vacinação para grupos prioritários, no dia 14 de março, a capital potiguar vem registrando baixos índices de imunização dessa população, com índices de vacinação na casa dos 33% do quantitativo necessário até o momento, como mostra o RN Mais Vacina.

A vacinação, que inicialmente era destinada com foco nos grupos prioritários, foi ampliada com o aumento da quantidade de doses disponíveis na capital do RN.

Dados do início da tarde desta terça-feira (07). Foto: Reprodução/RN Mais Vacina.

Mesmo durante o dia D de vacinação contra a Influenza, a procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pontos extras foi abaixo do esperado. Em todo o estado, até o dia 18 de abril, apenas 234.938 pessoas dos grupos prioritários receberam a dose da vacina, alcançando apenas 31% da meta de vacinação.

Saiba onde se vacinar em Natal

Para receber o imunizante contra a gripe, os usuários do município de Natal podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h.

Outra opção é ir a um dos pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

O que é a influenza

A gripe ou Influenza é uma doença viral comum que afeta o aparelho respiratório. Como sintomas, podem aparecer febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar.

O vírus que provoca essa doença sofre alteração todos os anos, por isso a necessidade de tomar a vacina sempre que estiver atualizada. 

Pessoas de todas as idades estão vulneráveis à gripe. Entretanto, idosos, crianças, gestantes e pessoas com algumas comorbidades – cardiopatas, pneumopatas, hipertensos, diabéticos, obesos mórbidos, entre outras – possuem risco maior de desenvolver complicações devido à infecção por influenza.

RN Mais Vacina

Em Natal, a vacinação contra a Influenza 2024 tem sido registrada no RN Mais Vacina Cidadão, que funciona como um cartão de vacina virtual, em que qualquer cidadão, em qualquer idade, pode se tornar usuário, cadastrando seu CPF na plataforma por meio deste link.

De acordo com os dados da plataforma RN Mais Vacina, atualizado no dia 3 de maio, às 14h01min, este é o ranking total de doses aplicadas por cobertura vacinal no Rio Grande do Norte: 

1#Caiçara do Rio do Vento – 92.10% 

2#Severiano Melo – 91.17% 

3#Frutuoso Gomes – 90.24% 

147#Mossoró – 27.73%

162#Natal – 17.85%

Saiba+

Com recomendação do Ministério da Saúde, RN amplia vacina contra gripe

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.