Bloco Rabo do Elefante faz prévia em Baía Formosa
Natal, RN 3 de mar 2024

Bloco Rabo do Elefante faz prévia em Baía Formosa

3 de fevereiro de 2024
3min
Bloco Rabo do Elefante faz prévia em Baía Formosa
Foto: Divulgação do Bloco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Baía Formosa terá hoje (3) prévia de carnaval com o Bloco Multicultural Rabo do Elefante, que desfila pela segunda vez e realiza, conjuntamente, o 1º Encontro dos Tambores de BF, com participação especial dos grupos de percussão Pau e Lata, de Natal e As Calungas, de João Pessoa. O evento também marcará o lançamento do Afro BF da comunidade Izô Ndâla. A concentração começa às 15h, em frente ao Ponto de Cultura Associação Casa Formosa.

O Bloco Rabo do Elefante é uma das ações do projeto "Elefante - Folia com Cidadania" do Ponto de Cultura ONG Casa Formosa, concebido com o propósito de criar um produto cultural enraizado na identidade e história da comunidade de Baía Formosa. A iniciativa busca transcender as fronteiras das expressões artísticas ao incorporar múltiplas linguagens, proporcionando uma experiência rica que celebra a autenticidade cultural da região.

Rabo do Elefante

De acordo com divulgação, o nome do bloco é uma representação lúdica e geográfica que homenageia a localização peculiar de Baía Formosa no mapa do estado do Rio Grande do Norte, cujo contorno assemelha-se à silhueta de um elefante. A cidade fica localizada bem no “rabinho” do elefante já na divisa com o estado da Paraíba. Por isso, o bloco foi batizado de Rabo do Elefante.

O bloco não apenas se destaca como uma expressão festiva durante o Carnaval, mas também serve como um veículo para promover a cidadania através do resgate da memória coletiva e do patrimônio cultural compartilhado.

“A cidadania, dentro deste contexto, é entendida como o direito à preservação da memória, fortalecendo as identidades culturais que moldam a singularidade de Baía Formosa. O Bloco Rabo do Elefante emerge como um elo significativo no tecido social da cidade, inserindo-se de maneira inovadora no conceito de Cultura Popular de Rua. Essa abordagem agrega diversas linguagens artísticas e setores das artes e cultura, gerando valores que transcendem o espectro cultural para abraçar aspectos econômicos e sociais”, explicam as dirigentes da ONG Casa Formosa que é formada só por mulheres.

Programação

15:00 – Concentração dos Blocos Rabo do Elefante ne Afro BF

16:00 - Abertura -  Encontro dos Tambores com Mestre Danúbio cantando com o grupo de percussão Pau e Lata(Natal) e a participação das Calungas(João Pessoa).
17:00 - Início do desfile ao som dos tambores e participação dos brincantes de cultura popular do grupo Urso Amigo de João Pessoa.
18:00 - Orquestra Potiguar de Frevo de Nova Cruz com Mestre Fuba recebe os foliões do arrasto dos tambores com o hino do Rabo do Elefante na frente da ONG Casa Formosa.
18:30 - Arrastão ao som da o frevo pelas ruas de Baia Formosa.
20:00 - Encerramento na frente do Ponto de Cultura Casa Formosa.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.