MV Bill volta a Natal com o “CarnaRap” nesta segunda (12)
Natal, RN 28 de fev 2024

MV Bill volta a Natal com o “CarnaRap” nesta segunda (12)

12 de fevereiro de 2024
5min
MV Bill volta a Natal com o “CarnaRap” nesta segunda (12)
Foto: Lucas Lourenço / Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um dos principais nomes do hip hop nacional, MV Bill será uma das atrações do carnaval de Natal. Ele faz show nesta segunda-feira (12) no Polo Centro Histórico no “CarnaRap”, que também vai receber grupos da cena potiguar.

Em entrevista à Agência SAIBA MAIS, o rapper carioca, que completou 50 anos em janeiro, celebra a volta a Natal depois de um período sem visitar a capital do RN. A última vez que ele tinha vindo não foi para show, mas para uma campanha de combate à dengue, Zika e chikungunya.

“Mesmo não sendo show, não deixou de ser uma participação importante naquela época. Nessa ocasião algumas pessoas já estavam cobrando a nossa presença de forma musicada. Então, não poderia ter vindo num melhor momento, e em um tipo de festa alternativa dentro desse CarnaRap”, comenta.

Na volta a Natal, nesse tipo de agenda apertada, MV Bill diz que normalmente não dá para conhecer a cidade melhor. Mas ele pretende voltar ao Rio Grande do Norte no futuro para turistar.

“O Rio Grande do Norte é um estado que tem muita coisa para ver, para visitar, para fazer. E como eu nunca tirei férias desde que eu comecei minha carreira, tô me programando e Natal é um dos meus destinos não para show, mas para ir também tirar um lazer e dar uma descansada”, espera.

Ainda jovem, o menino Alex Pereira Barbosa (seu nome de batismo) começou interpretando sambas-enredo por influência do pai. MV Bill diz também que esta escolha inicial foi motivada pela necessidade de ter público

“Quando o hip hop chegou aqui no Rio de Janeiro, muitas pessoas ainda não conheciam direito o quê que era, não sabiam legal, não acompanhavam tanto. Então a gente não tinha público, não conseguia falar direito para um grupo maior de pessoas”, explica.

“Então houve uma necessidade de se aproximar de ritmos que já eram mais populares, aqui no nosso caso do Rio de Janeiro o samba e o funk. Não necessariamente o samba de carnaval, mas o samba do dia a dia, fora desse período que a gente tá agora sem ser carnavalesco, sem ser samba de enredo”, diz.

Mesmo tendo deixado o samba pelo hip hop, ele vê semelhança entre os dois estilos e ainda escuta samba em determinados momentos.

“Eu acho que esse samba dialoga muito com o rap pela linguagem, pela origem, às vezes até por alguns versos que são bem parecidos com a métrica do rap. E o samba tem muitas variações. Você tem samba de enredo, samba de coco, samba reggae, samba rock, samba canção, samba de pagode, samba de partido alto, samba de choro, samba de um monte de forma, e cada forma que você mistura com rap sai uma musicalidade diferente”, aponta o artista.

“Houve, sim, esse momento de me aproximar de ritmos mais populares como samba para poder ser mais visto, mas também acaba herdando uma herança musical que incorpora-se ao trabalho que a gente faz hoje”, constata.

O carioca, que em 2022 lançou a autobiografia "A Vida Me Ensinou a Caminhar", diz que se sente “muito privilegiado” de retornar à capital potiguar.

“O carnaval é um período que normalmente a gente não trabalha muito, que as pessoas procuram as músicas mais de ritmo carnavalescos, músicas mais radiofônicas, músicas mais agitadas. E a gente tem algumas músicas que podem chegar nesse caminho, mas a maioria do nosso trabalho são músicas que são mais para reflexão, para pensar”, diz MV Bill.

“E aí receber um convite desse em pleno carnaval e de uma cidade como Natal, que poderia ter vários outros artistas também dentro desse convite, eu me sinto muito honrado, muito feliz. Ainda não sei qual a quantidade de tempo que a gente vai ter para tocar, mas torço para que tenha bastante tempo, para que dê para a gente tocar as músicas antigas, os clássicos que os fãs mais antigos já esperam que estejam no setlist, e que a gente também possa ter um espaço para mostrar algumas coisas novas também que eu fui criando, produzindo e lançando nesse período que eu tô sem voltar em Natal”, espera.

Serviço

CarnaRap

Local: Polo Centro Histórico (Palco Kengas) - Rua Praça Sete de Setembro, Cidade Alta

Atrações e horários:

16h - DJ MAGRONE

16h30 - APNS DEL

17h - RAP NOVA CENA

17h30 - LEOZINHO DO BA convida QDL

18h - MEDUSAS DIRETORIA

18h30 - CAZASUJA convida CAFUZO DA BXD

19h - FILHUCAS

19h30 - LUCAS RHARO

20h20 - PRETTA SOUL

21h20 - BRENO SLIK

22h30 - MV BILL/RJ e KMILLA CDD/RJ

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.