RN ganha canal no WhatsApp com informações do governo federal
Natal, RN 5 de mar 2024

RN ganha canal no WhatsApp com informações do governo federal

1 de fevereiro de 2024
3min
RN ganha canal no WhatsApp com informações do governo federal
Foto: Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Informações simplificadas, enquetes divertidas e até memes estão sendo usados pelo governo federal em canais oficiais no WhatsApp, promovendo imagem positiva da gestão do presidente Lula e afastando a população de fake news. O Rio Grande do Norte ganhou canal na última sexta-feira (26) e até a tarde desta quinta-feira (1º) tinha 63 inscritos, número que deve crescer à medida em que a ferramenta é divulgada.

Veja canais de todos os estados aqui.

Imagem: reprodução

No ambiente digital voltado para potiguares, já foram divulgados informes sobre mudança do aplicativo Conecte SUS para Meu SUS Digital, investimentos federais, queda da taxa de desemprego e bolsas do Prouni, além de dados locais sobre a vacinação contra a dengue e retomada de obras na área da Saúde – 225 no estado.

Enquanto isso, o canal nacional – ativo desde 13 de setembro de 2023 – conta com 3,3 milhões de pessoas seguindo o conteúdo, até esta quinta-feira (1º). O governo aderiu ao recurso assim que WhasApp fez o lançamento.

Diferente de grupos convencionais, os canais não têm limite de participantes e mantêm em sigilo tanto o número quanto a foto dos inscritos para os demais que estão ali. Os canais passam ainda por aprovação do WhatsApp e, após esse processo, recebem um selo de verificação, confirmando autenticidade em representar o órgão, entidade, empresa ou figura pública correspondente.

No interior do aplicativo, os Canais aparecem em uma aba separada, chamada "Atualizações", onde é possível fazer buscas para encontrar os Canais novos, mais ativos e os mais populares. Caso o novo recurso não esteja habilitado, é preciso atualizar o aplicativo.

Para investir na ferramenta, o Departamento de Canais Digitais da Presidência da República (Decad) considerou que o fato de 93,4% dos brasileiros que usam internet utilizarem o WhatsApp, de acordo com pesquisa da agência global We Are Social.

Veja vídeo publicado pelo canal do Brasil no sábado (27):

A vida do brasileiro mudou pra melhor
Envie esse vídeo para aquela pessoa que viu a vida melhorar

O canal  está disponível também com informações sobre o Rio Grande do Norte. Até agora, a ferramenta já conta com 63 participantes potiguares inscritos, que passam a receber dados e conteúdos oficiais, como informes sobre mudança do aplicativo Conecte SUS para Meu SUS Digital, investimentos federais, queda da taxa de desemprego e bolsas do Prouni e dados locais sobre vacinação.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.