Ministro das Comunicações autoriza canal UERN FM, em Mossoró
Natal, RN 28 de mai 2024

Ministro das Comunicações autoriza canal UERN FM, em Mossoró

5 de abril de 2024
3min
Ministro das Comunicações autoriza canal UERN FM, em Mossoró
Agora, o próximo passo é adquirir os equipamentos e realizar os demais processos para colocar ambos os veículos, a TV e a Rádio Universitária no ar. Imagem: Reprodução/UERN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A portaria assinada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que autoriza a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a executar o serviço de radiodifusão sonora por meio de canal em Frequências Modulada (FM) no município de Mossoró foi publicada na edição desta quarta-feira (04), no Diário Oficial da União. O canal autorizado no município é o UERN FM, e vai explorar a TV e Rádio Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), conforme termo de cooperação já assinado entre a própria universidade e a EBC no último mês.

A reitora Cicília Maia já havia comemorado o acordo assinado. Para ela, a parceria reforça o compromisso educativo que as universidades têm com a população. “Precisamos veicular, cada vez mais, as nossas ações de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade. A parceria das universidades estaduais e municipais fortalece a Rede EBC e a comunicação pública, passando pela integração com as nossas instituições via Abruem. O Brasil precisa ouvir os vários sotaques que formam esta nação e isso se dará com a participação dessas instituições que estão essencialmente no interior do nosso país”. A Abruem é a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais. Além da UERN, outras 10 universidades assinaram o acordo com a EBC.

Heitor Rezende, chefe do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UERN, também comemorou a ação. Ele acredita que a comunidade acadêmica e a população serão contempladas com esses novos serviços. "É uma excelente oportunidade de produção, difusão e socialização de conhecimento, via ondas radiofônicas, as quais, certamente, vão favorecer o desenvolvimento humano e educacional da nossa região", afirmou.

Agora, o próximo passo é adquirir os equipamentos e realizar os demais processos para colocar ambos os veículos, a TV e a Rádio Universitária no ar, como explica o professor Decom da UERN, Esdras Marchezan. Ele ressalta que a reitora Maia já formou uma comissão para colocar em prática essas próximas ações.

Para o professor, os espaços de comunicação pública têm um impacto positivo na sociedade. “Tanto o canal de TV, quanto o de rádio, são muito importantes. Embora as pessoas achem que esses canais tenham perdido força, pesquisas mostram que ainda são dois veículos muito fortes junto à população”, afirma. “Além disso, esses dois veículos vão permitir reverberar as ações e projetos que a universidade realiza, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações”. Marchezan ainda ressalta que os veículos de comunicação da UERN FM terá um alcance no Município de Mossoró e nas cidades próximas da região.

No momento, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui TV e Rádio Universitária no RN. Os novos veículos da UERN vêm para contribuir com a comunicação pública potiguar de fins educativos. “Esse é um momento muito especial para a comunicação pública do Rio Grande do Norte”, destaca Marchezan.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.