RN tem proporção de alunos em tempo integral abaixo da média nacional
Apesar de os estados nordestinos se destacarem no ranking de alunos no tempo integral da rede pública no país, o número de estudantes Rio Grande do Norte matriculados nessa modalidade ainda é, proporcionalmente, inferior à média nacional, tanto no ensino fundamental quanto no médio. Os dados são do Censo Escolar, levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que se refere ao ano de 2022 e foi divulgado na quinta-feira (22).
No ensino fundamental, a média nacional foi de 17,5%. Rio Grande do Norte (11,2%) e Pernambuco (11%) foram os únicos estados da região com percentuais inferiores.
O Ceará está no topo da lista, com 51,4%, seguido por Piauí (48,9%), Maranhão (40,3%) e Tocantins (35,7%). Depois aparecem São Paulo (21,9%) e mais estados do Nordeste: Alagoas (20,4%), Paraíba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,7%). Rondônia é o estado com pior índice: 2,9%.
Já na pesquisa do ensino médio em escolas públicas, o Brasil registrou em 2022 que 21,9% das matrículas se referiam a estudantes com mais de sete horas diárias de aula, enquanto o RN, 15,9%.
Pernambuco tem o maior índice, com 66,8%. Paraíba (55%), Ceará (49,1%), Piauí (45,4%) e Sergipe (33,3%) aparecem em seguida. O Distrito Federal é a unidade com pior índice, apenas 5%.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação brasileira. Ele é coordenado pelo Inep, que é o órgão de pesquisa do Ministério da Educação, mas é realizado com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, que repassam seus dados.
A pesquisa inclui todas as etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).