Evento em Mãe Luiza comemora 10 anos do Ginásio Arena do Morro
Natal, RN 21 de abr 2024

Evento em Mãe Luiza comemora 10 anos do Ginásio Arena do Morro

5 de março de 2024
4min
Evento em Mãe Luiza comemora 10 anos do Ginásio Arena do Morro
Imagem: Reprodução/Arena do Morro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No próximo dia 22, às 19h, em comemoração aos 10 anos do Ginásio Poliesportivo Arena do Morro, acontece a palestra “A dimensão social da arquitetura”, que contará com a presença dos arquitetos Pierre de Meuron e Tomislav Dushanov. O evento é organizado pelo próprio Ginásio em parceria com o Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição – Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Mãe Luiza –, e com a Rede de Inclusão e Direito à Cidade.

O ginásio Arena do Morro foi premiado internacionalmente como obra esportiva do ano em 2015, pelo Archdaily. O projeto foi oferecido de forma gratuita à comunidade de Mãe Luiza, na zona leste de Natal, pelo Escritório de Arquitetura suíço Herzog & de Meuron, cujas obras esportivas incluem, por exemplo, os estádios “Allianz Arena” em Munique e “Ninho de Pássaro” em Pequim.

Ion de Andrade, médico que atua numa perspectiva de inclusão social que garanta infraestrutura e lazer, destaca o papel essencial do Ginásio Arena do Morro para a localidade de Mãe Luiza. “Ele tem uma importância muito grande pois oferece, nas condições sociais que todos conhecemos em Mãe Luiza, oportunidades na área do esporte”, explica.

Esse ginásio decorreu de uma prática que o centro sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição tem há muito tempo: a da consulta à comunidade em relação às suas prioridades”, ressaltou Andrade. “Em 2006, em um seminário sobre o desenvolvimento no bairro de Mãe Luiza, a comunidade apontou a necessidade de espaços para o esporte, a cultura e o lazer”.

Andrade ainda destaca que a presença da Arena do Morro em Mãe Luiza tem transformado a vida de muitos jovens do bairro. Ele relembra, por exemplo, quando atletas da região conquistaram o ouro no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, em 2021. “Esses jovens encontram no esporte atividades que os mobilizam no sentido de uma agenda positiva e criativa”, pontuou.

Na ocasião que ocorre no dia 22, também acontece a “Mostra Fotográfica: Arena do Morro 10 anos” na qual as pessoas presentes poderão observar o uso da Arena do Morro, da construção até os dias atuais.

A atividade é destinada a qualquer pessoa que se interessar pela temática, tendo como público alvo a pŕopria comunidade de Mãe Luiza, autoridades municipais e estaduais, arquitetos urbanistas e estudantes da área.

Palestrantes do evento

PIERRE DE MEURON

Pierre de Meuron estudou arquitetura no Swiss Federal Institute of Technology Zurich (ETHZ) com Aldo Rossi e Dolf Schnebli de 1970 a 1975. Junto com Jacques Herzog, fundou a Herzog & de Meuron em Basileia em 1978. Foi professor visitante na Harvard University, EUA desde 1989, e foi professor na ETH Zürich e cofundador do ETH Studio Basel – Contemporary City Institute, de 1999 a 2018. Pierre de Meuron e Jacques Herzog receberam o Pritzker Architecture Prize (2001), o RIBA Royal Gold Medalha (Reino Unido, 2007), o Praemium Imperiale (Japão, 2007) e o Prêmio Mies Crown Hall Americas (EUA, 2014). Em 2015, eles cofundaram a fundação de caridade “Jacques Herzog und Pierre de Meuron Kabinett, Basel”.

TOMISLAV DUSHANOV

Tomislav Dushanov ingressou na Herzog & de Meuron em 2005 e é associado desde 2008. Tomislav tem mais de 15 anos de experiência como arquiteto, designer de móveis e produtos. Ele possui mestrado em Design Arquitetônico pela UACEG, Sofia, Bulgária, e pela Graduate School of Design da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA.

Serviço

ARENA DO MORRO 10 ANOS: A dimensão social da arquitetura

LOCAL: R. Camaragibe - Mãe Luíza, Natal - RN, 59014-220

DATA: 22/03/2024

HORÁRIO: 19h00

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.