Gleisi Hoffmann: candidatura de Natália é prioridade do PT Nacional
Natal, RN 28 de mai 2024

Gleisi Hoffmann: candidatura de Natália é prioridade do PT Nacional

16 de março de 2024
5min
Gleisi Hoffmann: candidatura de Natália é prioridade do PT Nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse ontem (15) que Natália Bonavides é o nome do Partido dos Trabalhadores com força para disputar a cadeira de liderança na prefeitura. A vinda da presidenta nacional do partido petista a Natal, serviu principalmente para mostrar prioridade do PT nacional a Bonavides.

“A gente tá muito feliz com a candidatura da Natália, a nossa pré-candidata. É prioridade do PT nacional a eleição da Natália. E a gente quer estar acompanhando com a direção nacional esse processo aqui. Trazer os demais partidos para composição. Fazer uma frente ampla e ter uma bela chapa de vereadores e vereadoras.”, comentou Gleisi Hoffmann em entrevista.

Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda em Natal neste fim de semana. Nesta sexta (15), a parlamentar concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e logo em seguida participou de um ato político, junto da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para fortalecer a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) à prefeitura de Natal.

Já neste sábado (16), Hoffmann vai visitar o Arcebispo de Natal, Dom João Santos e também participar de um encontro com mulheres, também no Praiamar, a partir das 10h. A deputada está cumprindo agenda no nordeste e depois do RN vai partir para o Maranhão.

Gleisi também explicou que a candidatura da federação é uma aliança com vários partidos e que é preciso organizar um programa de governo com todos esses partidos, assim como foi feito no Governo Lula. Natália, segundo ela, é um nome que sabe coesionar o partido, assim como a governadora Fátima Bezerra.

“A Natália é uma pessoa que tem uma liderança importante aqui. Ela teve mais de 150 mil votos no colégio eleitoral. Eu tento comparar o que seria essa proporcionalidade num colégio eleitoral como São Paulo. É muito voto. Então é uma pessoa que muito fala com a sociedade”, defende.

A Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL) é composta pelos Partidos dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV).

“Nós vamos ter algumas prioridades onde a gente tem competitividade e condições de eleger. Tanto que o PT não lançou candidatos em todas as capitais. A gente deve ficar em torno de 13 capitais com candidaturas, às demais nós temos em aliança. Eu acho que isso é importante. A gente precisa contar um pouco disso, falar da nossa tática eleitoral, o que nos move, o compromisso de construção até 2026, com a reeleição do presidente Lula.”, finalizou Hoffmann.

Mulheres na política

Um dos objetivos do partido de Lula é fortalecer a presença feminina nas eleições. Caso Bonavides vença o pleito deste ano, o Rio Grande do Norte vai ser um estado comandado por mulheres do PT. Com Fátima governadora, Natália prefeita e Lula Presidente, Gleisi acredita que o cenário epresenta um alinhamento político e administrativo que vai beneficiar a capital potiguar.

“A Fátima é a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte e quando se elegeu quantificou como a única governadora durante quatro anos. Então vale essa energia aqui, porque vai ser a primeira vez que uma mulher (do PT) dirige a capital […] Então eu acho que o povo de Natal tem uma oportunidade histórica de ser governado por uma mulher com competência e sensibilidade.”, completa a parlamentar.

A ideia petista é ter mais de 30% de candidaturas femininas. “Nós temos um projeto interno, que é o ‘Elas por Elas’, que incentiva as mulheres a serem candidatas. A gente quer crescer com representantes femininas.”, destaca a presidenta.

Novos cenários e unificação do PT estadual

Não é a primeira vez que o PT tenta comandar a Prefeitura do Natal. Dessa vez, a Federação acredita estar em um cenário diferente, principalmente pelo partido ter uma representação nacional.

“E tem outra questão, Natália era o nome que a cidade já queria na eleição passada. Ela já aparecia nas pesquisas na eleição desde o ano passado que a gente apresentou o nome dela para a sociedade. E isso tem ganhado muita força. A gente tem dialogado, não só entre nós e a Federação, mas com o PDT, com o MDB, também estamos conversando com o PSOL e com esses partidos. Queremos dialogar com o PSD. E isso já tem mostrado que essa pré-candidatura tem se consolidado e quer ampliar. Então, esse é o diferencial.”, defendeu Divaneide Basílio, deputada estadual do RN e presidenta do PT Natal.

Outra ação tomada, de acordo com Divaneide, é a criação de uma coordenação conjunta que vai pensar novas estratégias e diferenciadas para levar o nome de Bonavides a locais que ela pode ter dificuldades para alcançar. Segundo a diretoria do partido, Natália uniu o PT local, e o partido já tem dialogado com outras áreas da cidade.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.