Nova gestão da UMES toma posse em Natal
Natal, RN 29 de mai 2024

Nova gestão da UMES toma posse em Natal

7 de março de 2024
3min
Nova gestão da UMES toma posse em Natal
A nova diretoria da UMES é presidida por mulheres. Foto: Leandro Alves/ UMES.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O evento contou com a presença de lideranças políticas do movimento estudantil e parlamentares 

Uma nova gestão da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) tomou posse nesta semana. A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Edgar Barbosa, bairro Lagoa Nova, em forma de ato simbólico. Além das lideranças políticas do movimento estudantil secundarista e universitário, parlamentares e outras autoridades também prestigiaram o evento. 

Fundada há 42 anos, a UMES Natal nasceu com o objetivo de lutar pela garantia de direitos dos estudantes de Natal e da região metropolitana. O último congresso aconteceu ao final de 2023, no dia 02 de dezembro, na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, localizada em Ponta Negra, zona sul de Natal. A programação foi a primeira após a pandemia do covid-19.

Pela primeira vez duas mulheres negras irão presidir a entidade estudantil. Lilian Mirelly, estudante do Edgar Barbosa foi empossada como presidenta, e Alice Felix, estudante do CEEP Extremoz, empossada como vice presidenta. Para Lilian, esse é um momento histórico para o movimento estudantil. “Pela primeira vez em 42 anos de história da UMES estamos vendo uma entidade estudantil sendo presidida por duas mulheres que vieram da periferia. Nós conhecemos bem a realidade, o quão difícil é ser mulher negra na política, na sala de aula e em cada espaço que a gente vem enfrentando”, afirma. 

Presidenta e vice presidenta da UMES Natal. Foto: Leandro Alves.

Segundo Alice, esse é  um marco de representatividade e empoderamento. “Isso quebra barreiras e estereótipos, na medida que inspira outras jovens a acreditarem em seu potencial e a se envolverem ativamente na luta estudantil”, explica. A vice presidenta da UMES conta ainda que a nova diretoria traz diversidade de experiências e perspectivas, contribuindo assim para uma gestão mais inclusiva e sensível às demandas de todos os estudantes. 

De acordo com Gabriel Medeiros, subsecretário de juventude do estado na UMES, a diretoria está de portas abertas para as demandas dos estudantes potiguares. O subsecretário ressalta que a nova gestão estará empenhada em abrir as portas do Governo do Estado para os estudantes e suas reivindicações, relacionadas à educação estadual e aos seus direitos como jovens. 

Autoridades como Brisa Bracchi, Divaneide Basílio e Júlia Arruda, vereadoras de Natal; Francisco do PT e Isolda Dantas - ambos deputados estaduais - estiveram presentes no evento. Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) também marcaram presença. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.