Trabalhadores da área da saúde mental recebem formação em Natal
Natal, RN 8 de mai 2024

Trabalhadores da área da saúde mental recebem formação em Natal

4 de março de 2024
3min
Trabalhadores da área da saúde mental recebem formação em Natal
Foto: SMS

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Prefeitura de Natal iniciou um projeto de capacitação para servidores da saúde que são trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com ênfase na Política Nacional de Saúde Mental.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o nome de “Acolhimento Institucional: formação e desenvolvimento das(os) trabalhadoras(es) de saúde com foco no cuidado em saúde mental”. O projeto busca promover espaços de socialização, compreensão do funcionamento da secretaria de saúde e da política de saúde mental e cuidado psicossocial em Natal para os profissionais de saúde do município que irão atuar na rede psicossocial. 

Segundo Renata Fonseca Sousa de Oliveira, sanitarista e chefe do núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ideia é apresentar mais da RAPS, especialmente para profissionais recém-chegados à Rede.

“Existem muitos profissionais do município que não estavam atuando diretamente nos serviços de saúde mental, mas que em algum momento precisam ter conhecimento desse fluxo, então esse evento tem o intuito de acolher esses profissionais sobre essa temática”, disse.

O primeiro momento da capacitação foi aberto para todos os profissionais da rede, e abordou temas como história da loucura e reforma psiquiátrica; Política Nacional de Humanização (PNH), acolhimento/escuta qualificada; enfrentamento à psicofobia, organograma de funcionamento da secretaria de saúde e o fluxo institucional; além da apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal. 

“Para o segundo encontro, vamos contar com atividades mais direcionadas, e nas próximas edições o público-alvo será os profissionais recém-chegados lotados em serviços de referência da rede psicossocial”, explicou Renata.

Já de acordo com o coordenador municipal de Saúde Mental do município, Luís Fernando Pires dos Santos, a formação fortalece um trabalho de conhecimento coletivo no cuidado em saúde mental em liberdade. 

“Queremos começar, a partir desse encontro, uma estratégia de trabalho continuada no nosso território, sempre melhorando a estrutura da rede”, destacou.

“A intenção é que os profissionais saiam desse encontro com a ideia de acolher melhor, entender melhor o fluxo de referência e contrarreferência e, por isso, precisamos que as pessoas conheçam nossos serviços”, apontou o coordenador.

Para Flavyanna Kallynny Soares de Souza, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), a temática é muito importante para ser discutida com os profissionais da rede, principalmente para tirar estigmas sobre cuidado em saúde mental. 

“Muitas vezes quando vamos fazer o processo de lotações e falamos que a vaga será em algum dos serviços de saúde mental ouvimos negativas, e hoje poder observar tantos profissionais se capacitando, se aprimorando me deixa muito feliz”, disse.

“Precisamos trabalhar saúde mental, precisamos estar prontos, não só no âmbito da saúde, mas também na nossa vida para receber desde pacientes até mesmo nossos familiares que estejam passando por esses sofrimentos psíquicos”, comentou Souza.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.